Elaboração de problemas em Ciências e sustentabilidade
entrelaçamentos com a Química
Palavras-chave:
problema eficaz, aprendizagem baseada em problemas, sustentabilidadeResumo
Essa investigação apresenta como eixo central a Resolução de Problemas (RP) no viés da sustentabilidade a partir do desenvolvimento de uma oficina pedagógico-formativa com professores em formação de Ciências/Química. Para tanto, analisou-se a elaboração de problemas eficazes à luz dos ODS e possíveis inter-relações com a Química. A oficina foi organizada em quatro etapas: explanação sobre o tema, elaboração dos problemas, rodízio de avaliação e socialização coletiva. A análise dos nove problemas produzidos ocorreu de maneira descritiva e interpretativa. Foram identificados 11 dos 17 ODS nos problemas, pois os participantes optaram por agrupar ao menos dois ODS em cada problema. Esse fato reflete uma preocupação relevante com temas de sustentabilidade, central na Química, como no estudo de impactos ambientais e na promoção de práticas sustentáveis. A estrutura da oficina foi determinante para a elaboração dos problemas eficazes, pois fortaleceu o aspecto coletivo e o aprimoramento de ideias, culminando em uma atividade formativa relevante para os professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.