Elaboração de problemas em Ciências e sustentabilidade

entrelaçamentos com a Química

Autores

Palavras-chave:

problema eficaz, aprendizagem baseada em problemas, sustentabilidade

Resumo

Essa investigação apresenta como eixo central a Resolução de Problemas (RP) no viés da sustentabilidade a partir do desenvolvimento de uma oficina pedagógico-formativa com professores em formação de Ciências/Química. Para tanto, analisou-se a elaboração de problemas eficazes à luz dos ODS e possíveis inter-relações com a Química. A oficina foi organizada em quatro etapas: explanação sobre o tema, elaboração dos problemas, rodízio de avaliação e socialização coletiva. A análise dos nove problemas produzidos ocorreu de maneira descritiva e interpretativa. Foram identificados 11 dos 17 ODS nos problemas, pois os participantes optaram por agrupar ao menos dois ODS em cada problema. Esse fato reflete uma preocupação relevante com temas de sustentabilidade, central na Química, como no estudo de impactos ambientais e na promoção de práticas sustentáveis. A estrutura da oficina foi determinante para a elaboração dos problemas eficazes, pois fortaleceu o aspecto coletivo e o aprimoramento de ideias, culminando em uma atividade formativa relevante para os professores.

Biografia do Autor

Camila Greff Passos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenadora de área do Subprojeto PIBID/Interdisciplinar: Biologia e Química (desde 2014) e vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química da UFRGS (GEPEQ-UFRGS), grupo registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2019. Orienta no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional e no Programa de Pós-Graduação em Química da UFRGS. Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2003), mestrado em Físico-Química de materiais (2007) e doutorado em Educação Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Foi professora da educação básica por 6 anos e desde 2005 atua na educação superior, com experiência na docência e na pesquisa sobre formação de professores. Áreas de interesse: metodologias ativas de ensino e aprendizagem, educação ambiental e desenvolvimento profissional docente.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Assai, N., Bedin, E., & Greff Passos, C. (2024). Elaboração de problemas em Ciências e sustentabilidade: entrelaçamentos com a Química. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–11. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/471

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>