Aproximando a temática dos Doces de Pelotas com o Ensino de Química

perpassando as relações étnico-raciais

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Química, Doces de Pelotas, Invisibilidade negra

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de identificar as articulações entre a temática dos doces de Pelotas e o ensino de química, buscando aproximar o Ensino de Química com as relações étnico-raciais, propiciando a implementação da Lei Federal 10.639/2003. Discutiu-se a temática dos doces da região de Pelotas, em que a presença africana é presente, apesar de ser invisível pela sociedade. Desse modo, evidenciou algumas aproximações da temática com o ensino de química, como por exemplo as discussões sobre o conceito de osmose e sua relação com a conservação do charque e a contribuição do tacho de cobre para a temática.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

de Lima Rufino, M., Boschetti, W., La Rosa Novo, D., dos Santos Pastoriza, B., & Cury Soares, A. (2024). Aproximando a temática dos Doces de Pelotas com o Ensino de Química: perpassando as relações étnico-raciais. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–8. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/519

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Seção

Trabalhos Completos

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