n. 38 (2018): 38º EDEQ
38º EDEQ
Os saberes docentes na contemporaneidade: perspectivas e desafios na/pela profissão.
ULBRA, Canoas, 18 e 19 de outubro de 2018
Publicado:
19-04-2022
Edição completa
- Ciências da Natureza: conhecer p
- USANDO E APRENDENDO CIÊNCIAS DA
- A MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR:
- DICUMBA: UMA PROPOSTA METODOLÓGI
- BIOCOMBUSTÍVEIS. Autores: Luiz A
- TABELA PERIÓDICA – RELAÇÕES INTE
- Propostas metodológicas e reflex
- A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A APRE
- DOS SABERES NÃO FORMAIS AO CONHE
- ATITUDE DISCENTE SOBRE A METODOL
- A INDISCIPLINA E OS INCIDENTES C
- ONDE SE APRENDE CIÊNCIAS?. Autor
- FORMAÇÃO CONTÍNUA: APERFEIÇOAMEN
- SITUAÇÃO DE ESTUDO E AS CONTRIBU
- Análise Textual Discursiva: a pe
- Dando um upload na sua aula: o u
- PROPOSTA INTERDISCIPLINAR EM CIÊ
- MINERAÇÃO EM PAUTA: REFLEXÕES DO
- CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QU
- FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E OS SABE
- ABORDAGEM CTS EM LIVROS DIDÁTICO
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A CONSTR
- EDUCAÇÃO CTS EM LIVROS DIDÁTICOS
- A ABORDAGEM TEMÁTICA EM UM EXPER
- Práticas investigativas e dialog
- O mundo das Cores: uma abordagem
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONAD
- DROGAS DE ESTUPRO: UMA ABORDAGEM
- O PAPEL DA VISITA TÉCNICA COMO E
- DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA EXPER
- A Experimentação no Ensino de Ci
- Cultura Indígena no ensino de qu
- AS CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO NA
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA ÁREA
- PESQUISA SOBRE TOXICOLOGIA: UM E
- Iniciação as boas práticas de la
- UTILIZANDO UMA ATIVIDADE EXPERIM
- A QUÍMICA E A SOCIEDADE: ALFABET
- Proposição de Oficina Temática p
- Invenção da pilha: análise do ep
- O Ensino de Química a partir do
- LABORATÓRIO REAL E LABORATÓRIO V
- INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA -
- A inclusão da “alquimia” nos liv
- TENSÃO SUPERFICIAL E AS POSSIBIL
- Laboratório de ciências enquanto
- O QUE É INCLUSÃO/INCLUIR? CONCEI
- PRÁTICAS INVESTIGATIVAS PARA A A
- NATUREZA DA CIÊNCIA: UM ESTUDO D
- (DES)necessária BNCC e seus atre
- Modelagem e o Estudo da Torre de
- Iniciação Científica aplicada no
- ENTRE SUJEITOS E ESCOLA: TENTATI
- A utilização do Whatsapp como re
- Síntese de Wöhler e o início da
- TEORIA DO FLOGISTO: UMA SEQUÊNCI
- DICUMBA – DESENVOLVIMENTO COGNIT
- A UTILIZAÇÃO DE TICs NO ESTUDO D
- MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENT
- A PRÁTICA DA OBSERVAÇÃO NA FORMA
- INSTRUMENTOS AVALIATIVOS: BUSCAN
- MODELOS ATÔMICOS CONTEXTUALIZADO
- Investigando o fenômeno da Ferme
- CARTILHAS NO ENSINO DE BIOSSEGUR
- Uso de um simulador interativo p
- A DIDÁTICA DOCENTE E A PARTICIPA
- GEOMETRIA MOLECULAR TÁTIL DO CAR
- APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE RESO
- ESTÁGIO EM CIÊNCIAS EM UMA ESCOL
- PROJETO SOBRE O VINAGRE DE VINHO
- EXPERIMENTAÇÃO VIRTUAL: UTILIZAN
- ANÁLISE CROMATOGRÁFICA DE SOLO E
- “A Química dos detergentes” – um
- HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIAN
- UM PANORAMA SOBRE AS LICENCIATUR
- EXPERIMENTAÇÃO: UM OLHAR SOB A E
- Smartphones e Tablets no Ensino
- INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA -
- EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NO
- BULIMIA E ANOREXIA NA ORIENTAÇÃO
- RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E EXPERIM
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MINERALOGIA
- Televisão: Construindo Situações
- Formação inicial de professores
- Mônadas Narrativas: uma proposta
- Concepções de alunos da primeira
- TEORIA DO BIG BANG E A EVOLUÇÃO.
- AS PERGUNTAS NA SALA DE AULA: RE
- ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO: UMA BREVE
- Avaliação do Conhecimento Pedagó
- MAPAS CONCEITUAIS – UMA FERRAMEN
- POLÍMEROS: RESSIGNIFICANDO PRÁTI
- Possibilidades para o ensino de
- A EMISSÃO DE POLUENTES ORIUNDOS
- MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGI
- A Resolução de Problemas na Educ
- ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO
- O USO DA LINGUAGEM QUÍMICA EM UM
- EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA ATR
- DICUMBA – DESENVOLVIMENTO COGNIT
- O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSO
- POEMA QUÍMICO EM SALA DE AULA: A
- A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
- INTEGRANDO EDUCAÇÃO, QUÍMICA E T
- O USO DE IMAGENS NA PRÁTICA DE L
- Aspectos sobre a leitura de Text
- Baía da Babitonga: possibilidade
- A PRÁTICA DE SAPONIFICAÇÃO COMO
- ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E LÚDIC
- PRODUÇÃO DE IOGURTE COMO TEMA GE
- Ensino de ciências e formação de
- A interdisciplinaridade no plane
- CONCEPÇÕES PRÉVIAS SOBRE A QUÍMI
- A EXTRAÇÃO DE ÓLEO DE AMENDOIM D
- A EXPERIMENTAÇÃO NA PEDAGOGIA DA
- Elaboração de materiais didático
- ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS NUMA
- Agrotóxicos: uma experiência de
- EGRESSOS DE UM CURSO TÉCNICO EM
- ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA FORMA
- A experimentação em foco como fe
- EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA
- EXPERIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM QU
- APRENDIZAGENS DO ESTÁGIO EM ENSI
- Desafios do Estágio em Ensino de
- DESCARTE DE MEDICAMENTOS E AUTOM
- USO DA REALIDADE AUMENTADA COMO
- ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO: UMA V
- Texturas, sons, sabores, odores:
- INTRODUÇÃO AO MODELO MOLECULAR N
- Análise das Disciplinas de Práti
- OS DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DE TEC
- EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA
- O Ensino da Química interligado
- Experiência docente no estágio s
- DIMENSÕES TÉCNICA E ESTÉTICA NA
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A RELAÇÃO C
- A INSERÇÃO DE JOGOS LÚDICOS PARA
- A MÚSICA COMO UM INSTRUMENTO DID
- A PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL D
- O POTENCIAL DO PIBID NA FORMAÇÃO
- MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O EN
- AS SITUAÇÕES-PROBLEMA COMO PROPO
- INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXT
- INTERDISCIPLINARIDADE: POSSIBILI
- Estágio Curricular Supervisionad
- REGISTROS DE UMA AULA NA CIBERCU
- O CONSUMO DE CAFEÍNA E SUA INFLU
- Aulas Experimentais como Recurso
- A EXPERIMENTAÇÃO COMO COMPLEMENT
- APRENDENDO QUÍMICA E MATEMÁTICA
- A EXPERIMENTAÇÃO NA VISÃO DE LIC
- "QUÍMICA&AÇÃO" - UM JOGO DIDÁTIC
- LÚDICO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLI
- JOGO DO ÁTOMO – UMA MANEIRA LÚDI
- UTILIZANDO O ESPAÇO ESCOLAR PARA
- NARRATIVAS DA EXPERIMENTAÇÃO DO
- O TRABALHO PRÁTICO NO ENSINO DE
- Métodos de Ensino-Aprendizagem n
- Estágio de Monitoria: Reflexões
- ELEMENTOS DO SABER POPULAR FAZEN
- O CULTIVAR TABACO COMO UM CONTEÚ
- A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA NAS
- EVASÃO E EGRESSOS NA LICENCIATUR
- CONHECIMENTOS DE QUÍMICA E AVALI
- O USO DA LINGUAGEM NO ENSINO DE
- CORROSÃO DE METAIS E OS FATORES
- PRÁTICA EXPERIMENTAL INTEGRANDO
- Oficinas Rochas e Minerais: uma
- A APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLU
- Módulo Temático no Ensino de Ciê
- Diferentes modos para aprender a
- ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COMO ESTRAT
- UM OLHAR QUÍMICO SOBRE OS DIÁLOG
- A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
- ESTUDO DOS GRUPOS DE PESQUISA EM
- Eutrofização - um relato sobre a
- O DESENVOLVIMENTO DE MÚSICAS OU
- Planejamento e Avaliação de Ofic
- “Caminhátomo”: um jogo inclusivo
- Materiais Relacionados às Propri
- MEMORIAIS FORMATIVOS E A REFLEXÃ
- O ensino e a aprendizagem de Quí
- TICs (TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
- QUÃO ESTÉTICA E SEDUTORA PODE SE
- ESTÁGIO DE REGÊNCIA: IMPACTO ENT
- PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃ
- O CAFÉ, A ERVA-MATE E A CAFEÍNA
- O “Chocolate” como tema gerador
- O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSO
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO
- ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO: UMA V
- ENSINO DE QUÍMICA NO ÂMBITO DA E
- O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES EM UM
- CONFECÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE LAB
- APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCI
- PESQUISA EM SALA DE AULA: A POTE
- FINALIDADE E PERÍODO PARA USAR M
- POEMA QUÍMICO EM SALA DE AULA: A
- METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇ
- Alternativa sustentável ao desca
- Um olhar para a educação química
- ANALISE DO LIVRO DIDÁTICO DE QUI
- #ROLOUQUÍMICA: UMA ABORDAGEM CIE
- Unidade de Aprendizagem no ensin
- DENSIDADE E VOLUME EM ESTUDO NA
- Métodos Narrativos e Estudos de
- PENSAQUI: UM OBJETO EDUCACIONAL
- O REFORÇO ESCOLAR COMO ESTRATÉGI
- ADAPTAÇÃO DE UM COLORÍMETRO ARTE
- A CONSTRUÇÃO DO LIVRO DIGITAL E
- O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PA
- Condução de eletricidade por sub
- ANSEIOS DOS PROFESSORES DE QUÍMI
- O desenvolvimento de uma Ação Di
- ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E PESQU
- MOMENTOS MÁGICOS DO EXPERIMENTO:
- Filmes e documentários nas aulas
- GESTÃO DE SALA DE AULA: O TEMPO,
- A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS QUÍMIC
- IMPACTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR S
- ANÁLISES CLÍNICAS E O DOPING NO
- ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA N
- A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO AL
- Prática de Ensino I: reconhecime
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA: UM OLHAR QU
- Explorando artefatos da cultura
- Situações-problema no Ensino de
- A DOCÊNCIA COMPARTILHADA DE QUÍM
- O uso de mapas conceituais como
- CTS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES D
- PERCEPÇÕES SOBRE CONCEITOS E PRO
- ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: UMA POSSIB
- CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA CIÊ
- CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA CIÊ
- ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA ATRÁV
- FORMAÇÃO INICIAL E A OPORTUNIDAD
- INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CONTEXT
- Os vestidos de Curie: Mulher na
- Implementação do Projeto Mais Qu
- DESENVOLVIMENTO DE ESTILOS DE PE
- ÁGUA QUE BEBO: PROPOSTA INTERDIS
- A perspectiva Interdisciplinar d
- O que ensinamos em Termoquímica?
- Evidências sobre o impacto de um
- A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A INCLUSÃ