n. 34 (2014): 34º EDEQ
34º EDEQ
Inovação no Ensino de Química: metodologias, interdisciplinaridade e politécnica
UNISC, 2014
Publicado:
19-04-2022
Edição completa
- O ensino de Química por meio das
- Situações de estudo e CTSA: uma
- A importância do professor pesqu
- Charges e tirinhas como material
- Corrida Periódica: uma ferrament
- Projetos como proposta pedagógic
- A construção de saberes científi
- Cocaína e crack| Camila Carvalho
- Projeto interdisciplinar pré-sal
- Conhecimento químico e produção
- Estratégias para o Ensino de Quí
- O ensino de Química através de u
- A experimentação como ferramenta
- Inovando no processo de aprender
- A pergunta na aprendizagem em Qu
- Aprendizado do CTS/CTSA através
- Ensinando biomoléculas pelo viés
- Uma proposta CTS ao ensino de qu
- Ensino através de seminários| Co
- Ensino de Ciências e Química ali
- Situação de estudo e o Ensino de
- A vida no campo e o ensino de qu
- Utilização de jogo Quebra-Cabeça
- A nova proposta do Ensino Médio:
- Maresia: uma abordagem pedagógic
- A utilização do lúdico como ferr
- Análise das ideias dos estudante
- A Oficina “Gases no Cotidiano”:
- A Iniciação Científica na educaç
- Carboidratos: diferenciando açúc
- Uso de modelos na contextualizaç
- Estudos de caso: uma abordagem a
- “Aulão” uma proposta interdiscip
- Problematização no Ensino de Quí
- A química através da máquina de
- Drogas e implicações na saúde hu
- Reflexões sobre a prática de ens
- Tabela Periódica comestível: Uma
- O uso de oficinas pedagógicas pa
- Concepções prévias de estudantes
- A concepção dos alunos sobre nov
- Ensino de Química no PROEJA: des
- Escola/Universidade: PIBID de Qu
- Estudos de caso: uma abordagem a
- Situação de estudo “A química do
- A construção de saberes científi
- Situação de estudo: a fotografia
- Elaboração de vídeos pelos aluno
- Contribuições da Química em um p
- Luzes coloridas no céu: situação
- Resolução de problemas no Ensino
- Feira do conhecimento: autonomia
- Estratégias metodológicas difere
- O ensino através da CTSA: uma pr
- Caracterização química e biológi
- O Ensino de Química e a Educação
- Escola/Universidade: PIBID de Qu
- Percebendo as questões ambientai
- Práticas sustentáveis aplicadas
- Gestão de Resíduos aplicada à ex
- Discutindo imagens: uma modalida
- A Relação entre consumo e meio a
- Projeto biocicleta: uma ação na
- A invasão dos Polímeros: a vasta
- Pilhas e baterias: a construção
- Produção e Reciclagem do Papel:
- Biodigestores e sua aplicação na
- Percepção de estudantes do Ensin
- Lixo eletrônico: uma análise sob
- Compostagem na escola|Ana Claudi
- Ensino Médio Politécnico: a exig
- A construção de unidades didátic
- Análise do currículo de ciências
- Interdisciplinaridade e Politecn
- Perspectiva interdisciplinar na
- “Cafezinho Histórico”: uma propo
- A experimentação na formação de
- A Química nas panelas – educação
- O clube de química como fator de
- A formação contínua de professor
- Ciranda da Química divertida: at
- Programa Institucional de Bolsa
- PDPP – Possibilidades de ações n
- O estágio em Química como ferram
- A formação continuada de profess
- Conscientização e estilo de pens
- Imagens da docência contribuindo
- Troca de saberes entre alunos em
- A experimentação no Ensino de Qu
- A Formação do Professor Pesquisa
- Prática Profissional Integrada:
- A importância da docência voltad
- A Educação Ambiental ministrada
- Constituindo-se Professora: as r
- Formação de professores e o educ
- O PIBID-Química vem contribuindo
- Construção de Puff: um modo de d
- Oficina com professores: uma prá
- Problemática local em atividades
- As TICs como aliadas na compreen
- Química na hora do recreio|Rosel
- Aula prática no Ensino Médio|Ren
- Atuação da Química em um projeto
- Projeto de Extensão Experimentan
- A Psicologia Histórico-Cultural
- “Fábrica de Experimentos”: desen
- Recurso audiovisual para o Ensin
- Estudo cognitivo da experimentaç
- Tirando a cortina se revela o mo
- Oficina Pedagógica: descobrindo
- A abordagem da História da Aspir
- Curso de Resolução de Problemas
- A gestão democrática da escola c
- Reflexões sobre aulas de Química
- O uso da experimentação no Ensin
- A Reativação do Laboratório Esco
- Reflexões sobre a elaboração de
- Oficina pedagógica de química: a
- Bolo de caneca como ferramenta p
- Um Estudo sobre as soluções Ácid
- Respiração Anaeróbica: uma abord
- O comportamento de alguns gases
- Aproximando a experimentação do
- Esmalte de unhas: uma temática p
- Reaproveitamento de alimentos na
- Jogos Didáticos em sala de aula
- Construindo a interdisciplinarid
- Teste de Chamas: uma prática dif
- Investigando os alimentos: uma p
- Investigação da adulteração do l
- Experimentação: Extrato de repol
- Reações redox através de uma ati
- Biblioteca em ação: o prazer da
- Desvendando as propriedades dos
- Compreendendo o balanceamento de
- Utilização de jogos didáticos no
- Diferentes metodologias de ensin
- A experimentação e as narrativas
- A Escrita, a Leitura e a Fala em
- Problematização de uma prática e
- Experimentação como estratégia d
- “Dados Orgânicos”: um jogo didát
- Revitalização do laboratório de
- A Química dos corantes: um jogo
- “Dados Orgânicos”: um jogo didát
- Experimentação do teste da chama
- Metodologias diferenciadas no En
- Análise das analogias utilizadas
- TIC no Ensino de Química: anális
- Ensino de Química em um ambiente
- Proposta de ensino de Termodinâm
- Simulador computacional: uma man
- Experiências de ensino e aprendi
- Simulação computacional na reali
- Estudo sobre os saberes populare
- preciações discentes sobre o sof
- Construindo educação científica
- Poetizando a Química: abordagem
- Química e Alteridade: o uso de d