O estudo do currículo como ferramenta para a produção de sentidos na formação de professores de Química: análise de princípios teóricos e históricos

Autores

  • André Slaviero UFRGS
  • Aline Sobierai Ponzoni UFRGS
  • Maurícius Selvero Pazinato UFRGS

Palavras-chave:

Currículo, Licenciatura em Química, Historicidade

Resumo

O currículo de cursos de formação de professores possui fundamentos teóricos, práticos, didáticos, metodológicos e pedagógicos que caracterizam conhecimentos primordiais em um ordenamento temporal e progressivo ao processo formativo docente. O presente trabalho relaciona princípios de autores do campo curricular e, principalmente, aspectos históricos da origem de tais estudos na educação brasileira, com algumas reflexões estabelecidas após condução de uma pesquisa em um curso de Licenciatura em Química, articulando temáticas e relatando as similaridades e disparidades que tais relações permitem tecer. Em suma, percebe-se que os principais pontos que merecem destaque na aproximação entre a história curricular brasileira e a análise de um contexto de formação docente e profissional é que há possibilidades de interpretar os modelos formativos vigentes como um compilado de aspectos sociais, culturais, oficiais, econômicos e políticos, além de demonstrar a importância da reflexão constante e problematização das condições curriculares e formativas da licenciaturas atuais.

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Publicado

20-10-2023

Como Citar

Slaviero, A., Sobierai Ponzoni, A., & Selvero Pazinato, M. (2023). O estudo do currículo como ferramenta para a produção de sentidos na formação de professores de Química: análise de princípios teóricos e históricos. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/406

Edição

Seção

Trabalhos Completos