MUDANÇAS CURRICULARES NO ENSINO MÉDIO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: COMPREENSÕES DE SUJEITOS QUE VIVENCIAM A ESCOLA

Autores

  • Jeanine de Mello Neckel Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosemar Ayres dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Educação em ciências, Currículo, Diálogo problematizador

Resumo

Nesta pesquisa trilhamos um caminho em busca de compreensões sobre o funcionamento do Ensino Médio em vigor a partir da Lei nº 13.415/2017. Objetivamos responder: como as mudanças no Ensino Médio que são propostas nos documentos curriculares estão sendo desenvolvidas pelos professores e estão sendo compreendidas pelos coordenadores pedagógicos da área de CNT das escolas de Ensino Médio da Rede Básica de Ensino do RS pertencentes a 14ª CRERS? O corpus de análise é composto pelos dados obtidos através de respostas a um questionário semiestruturado que foi disponibilizado na plataforma googleforms a professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e coordenadores que atuam em escolas estaduais da 14º CRERS. Sendo a Análise textual discursiva a metodologia de análise, resultando em duas categorias: Necessidades junto às mudanças no Ensino Médio; Planejamento e desenvolvimento de atividades na área da CNT, as quais discutiremos ao longo deste trabalho.

Downloads

Publicado

09-10-2023

Como Citar

de Mello Neckel, J., & Ayres dos Santos, R. (2023). MUDANÇAS CURRICULARES NO ENSINO MÉDIO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: COMPREENSÕES DE SUJEITOS QUE VIVENCIAM A ESCOLA . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/339

Edição

Seção

Trabalhos Completos