Um Júri Simulado: uma proposta pedagógica voltada à investigação científica

Autores

  • Marines Paixão Haynech Instituto Federal Rio Grande do Sul - Campus Feliz
  • Thalia Cruz Luz Soares IFRS-Campus Feliz
  • Suellen Soares dos Santos IFRS-Campus Feliz
  • Luiza Eduarda Neuenfeldt de Oliveira IFRS-Campus Feliz
  • Marjóre Antunes IFRS-Campus Feliz
  • Francine Branco Takamoto

Palavras-chave:

divulgação científica, OBQ, ONC, júri simulado, agrotóxicos

Resumo

O presente trabalho relata a experiência pedagógica de elaboração, aplicação e avaliação de um júri simulado sobre agrotóxicos com alunos do segundo ano do Ensino Médio no âmbito do PIBID Química do IFRS - Campus Feliz. A estratégia do júri teve como objetivo de aprendizagem desenvolver a habilidade de argumentação e a capacidade de pesquisa e análise crítica das informações, para construir argumentos que defendam as diferentes posições apresentadas. O tema proposto na atividade foi o uso de agrotóxicos, baseado a partir de uma notícia fictícia. A turma foi dividida em três grupos: promotoria, defesa e jurados. Os alunos personificaram as funções de advogados e de testemunhas diversas. Um professor personificou o juiz da atividade. A simulação do júri foi avaliada por meio de discussão oral coletiva e a partir das pesquisas realizadas por cada grupo.

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Publicado

11-10-2023

Como Citar

Paixão Haynech, M., Cruz Luz Soares, T., Soares dos Santos, S., Neuenfeldt de Oliveira, L. E., Antunes, M. ., & Branco Takamoto, F. (2023). Um Júri Simulado: uma proposta pedagógica voltada à investigação científica. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/232

Edição

Seção

Trabalhos Completos