Um Júri Simulado: uma proposta pedagógica voltada à investigação científica
Palavras-chave:
divulgação científica, OBQ, ONC, júri simulado, agrotóxicosResumo
O presente trabalho relata a experiência pedagógica de elaboração, aplicação e avaliação de um júri simulado sobre agrotóxicos com alunos do segundo ano do Ensino Médio no âmbito do PIBID Química do IFRS - Campus Feliz. A estratégia do júri teve como objetivo de aprendizagem desenvolver a habilidade de argumentação e a capacidade de pesquisa e análise crítica das informações, para construir argumentos que defendam as diferentes posições apresentadas. O tema proposto na atividade foi o uso de agrotóxicos, baseado a partir de uma notícia fictícia. A turma foi dividida em três grupos: promotoria, defesa e jurados. Os alunos personificaram as funções de advogados e de testemunhas diversas. Um professor personificou o juiz da atividade. A simulação do júri foi avaliada por meio de discussão oral coletiva e a partir das pesquisas realizadas por cada grupo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.