Chuva Ácida: escape se souber!

Proposta de experimentos problematizadores para o ensino de química

Autores

  • Lucicléia Pereira da Silva Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Everton Bedin Universidade Federal do Paraná-UFPR
  • Natany Dayani de Souza Assai Universidade Federal Fluminense-UFF

Palavras-chave:

Experimentação, Paulo Freire, Escape Room

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma proposta para o desenvolvimento de experimentos problematizadores em cursos de Licenciatura em Química, considerando o aprofundamento conceitual e metodológico requerido para o ensino superior, partindo de concepções e estratégias formuladas no campo da Educação Química. Para isso, produzimos um Escape Room Pedagógico Portátil (ERPP) sobre o tema chuva ácida, constituído por quatro fases, sendo que três são compostas por experimentos que exploram a formação e os danos provocados em diferentes ecossistemas. Destacamos que durante a realização dos experimentos, os participantes devem conduzir em equipe e de forma dialógica a resolução das situações problema elaboradas, mobilizando conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais à luz dos níveis de compreensão dos conhecimentos químicos trabalhados em disciplinas teóricas e experimentais que estejam cursando/tenham cursado na graduação. Nessa perspectiva, a proposta, ora apresentada, coaduna com os pressupostos da teoria freireana que fundamentam e inspiram o planejamento e a aplicação da experimentação problematizadora.

Downloads

Publicado

15-10-2023

Como Citar

Silva, L. P. da, Bedin, E. ., & Assai, N. D. de S. . (2023). Chuva Ácida: escape se souber! : Proposta de experimentos problematizadores para o ensino de química. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/209

Edição

Seção

Trabalhos Completos