Chuva Ácida: escape se souber!
Proposta de experimentos problematizadores para o ensino de química
Palavras-chave:
Experimentação, Paulo Freire, Escape RoomResumo
Neste artigo, apresentamos uma proposta para o desenvolvimento de experimentos problematizadores em cursos de Licenciatura em Química, considerando o aprofundamento conceitual e metodológico requerido para o ensino superior, partindo de concepções e estratégias formuladas no campo da Educação Química. Para isso, produzimos um Escape Room Pedagógico Portátil (ERPP) sobre o tema chuva ácida, constituído por quatro fases, sendo que três são compostas por experimentos que exploram a formação e os danos provocados em diferentes ecossistemas. Destacamos que durante a realização dos experimentos, os participantes devem conduzir em equipe e de forma dialógica a resolução das situações problema elaboradas, mobilizando conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais à luz dos níveis de compreensão dos conhecimentos químicos trabalhados em disciplinas teóricas e experimentais que estejam cursando/tenham cursado na graduação. Nessa perspectiva, a proposta, ora apresentada, coaduna com os pressupostos da teoria freireana que fundamentam e inspiram o planejamento e a aplicação da experimentação problematizadora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.