Estratégias lúdicas e de experimentação para fortalecer o ensino e a aprendizagem de Química Geral e Química Analítica no ensino superior

Autores

  • Diogo La Rosa Novo UFPel

Palavras-chave:

Ensino de Química, Experimentação, Conteúdo Audiovisual

Resumo

A rapidez de acesso à informação que os estudantes possuem atualmente demanda aos professores uma busca por modelos alternativos para fortalecer a relação de ensino-aprendizagem e tornar a aula mais atrativa e interativa. A sala de aula é um espaço/tempo para um planejamento criterioso e uso de estratégias diversificadas para um confronto de ideias e negociação de significados. Após um período de isolamento social causado pela pandemia de COVID-19, os estudantes retornaram às atividades presenciais com uma grande defasagem prática e problemas psicológicos que devem ser considerados pelos professores atuantes desse retorno. A linguagem e a maneira com que o professor conduz a sala de aula pode ser uma ferramenta de aproximação facilitando com que estudantes expressem suas dúvidas e seus problemas para facilitar o processo de aprendizagem. Nenhuma dúvida, por mais banal que seja, deve ser desconsiderada pelo professor. O tempo para descontração, reflexão, generalização e exemplificação são extremamente importantes em sala de aula e devem ser considerados durante a elaboração do plano de aula. Vários estudantes foram criados em meio as plataformas digitais, rápido acesso à informação, e cabe ao professor a atualização periódica de sua inserção nesse meio. A interação com filmes, seriados e documentários em sala de aula é uma alternativa que pode ser explorada, assim como aplicativos, softwares e páginas da internet que instiguem os estudantes a prática dos conteúdos ministrados em aula através de uma interlocução mais lúdica do conteúdo. Uma alternativa que pode ser mencionada é a realização de experimentos simples em sala de aula visando o dinamismo e a relação da teoria com práticas do nosso dia a dia. A compreensão dos fenômenos do nosso dia a dia aumenta o interesse dos estudantes e diminui a evasão por disciplinas básicas/técnicas como é o caso de Química Geral e Química Analítica ministradas para vários cursos, como engenharias, farmácia, biologia, dentre outros. Diante disso, esse minicurso visa demostrar algumas alternativas que podem ser aplicadas nas disciplinas de Química Geral e Química Analítica com o intuito de auxiliar outras pessoas interessadas em ferramentas alternativas para tratar do processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

05-09-2022

Como Citar

La Rosa Novo, D. (2022). Estratégias lúdicas e de experimentação para fortalecer o ensino e a aprendizagem de Química Geral e Química Analítica no ensino superior. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/193

Edição

Seção

Mini-Cursos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)