Cidadania e protagonismo jovem no uso de medicamentos: do acesso ao descarte correto de medicamentos para diminuição de resíduos ambientais

Autores

  • Paula Del Ponte Rocha
  • Sibele Ortiz Colégio Estadual Bento Gonçalves da Silva
  • Quezia Galarça de Oliveira Colégio Estadual Bento Gonçalves da Silva
  • Alexander de Lima Duarte
  • Luiza Beiersdorf da Silva Colégio Estadual Bento Gonçalves da Silva
  • Adrian Timm dos Santos Silva
  • Bruno Batista Lopes Colégio Estadual Bento Gonçalves da Silva
  • Caroline Oliveira Rodrigues
  • Erick Soares de Souza Colégio Estadual Bento Gonçalves da Silva
  • Patrick Nascimento de Siqueira Colégio Estadual Bento Gonçalves da Silva
  • Theo Braga Dillmann

Palavras-chave:

Medicamentos, jogos, aprendizagem

Resumo

O Ensino de Ciências ao longo anos, com  a pandemia, tomou uma importância maior do que já conhecíamos. É através da Ciência que podemos conversar em aula com nossos alunos sobre a utilidade e importância das vacinas, desmistificar e informar sobre o uso correto de medicamentos, entre outras questões igualmente importantes. Para Santos e Schnetzler (2014, p.62), o ensino atual tem por objetivo fazer com que o estudante se torne um cidadão interessado em aprender não só as relações que fazem sentido a ele, mas também aquelas as quais envolvem o meio no qual está inserido. O presente trabalho fez parte de um projeto desenvolvido em uma escola estadual a partir da campanha desenvolvida pela secretaria de Saúde do Estado do Rio grande do Sul é intitulada a farmácia vai à escola que teve como objetivo “desenvolver atividades educativas em ambientes escolares sobre o uso racional e apropriado de medicamentos e descarte correto de medicamentos contribuindo para a conscientização sobre o tema (RIO GRANDE DO SUL, 2022).  Milaré, Richetti e Pinho (2009, p.165), abordando o tema automedicação e ensino de química, em suas pesquisas, destacam que o ensino precisa desenvolver nos estudantes a capacidade de ver os conteúdos estudados em sala de aula nas situações do cotidiano. Ao trabalharmos os temas propostos durante a campanha percebemos a necessidade de um aprofundamento maior destes e um estudo mais aprofundado, pois apenas no período da campanha não era possível articular os conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas tanto de Biologia quanto de Química de maneira significativa para os alunos. O trabalho foi desenvolvido por alunos da Totalidade 9, da Educação de Jovens e Adultos e um segundo ano do ensino médio. Os alunos envolveram-se em atividades de pesquisa, coletando, analisando dados e comunicando-os em um infográfico. Após, desenvolveram um jogo online que buscava informar a comunidade da forma correta de descarte de medicamentos. Para isso, a personagem do jogo deveria coletar medicamentos no caminho e chegar até o final na farmácia, ao longo do caminho latas de lixo apareciam como obstáculos já que é incorreto descartar nesse local. O jogo já tem duas fases diferentes e está disponível para celular. Vale ressaltar que a ideia toda do jogo foi dos alunos, pois julgaram que dessa forma seria mais atrativo para os demais estudantes e foi realmente um sucesso, todos os alunos gostaram e inclusive perguntavam da continuidade, se teriam outros joguinhos. Ressaltamos também a participação e empenho dos estudantes das turmas no desenvolvimento das atividades. Entendemos a necessidade de atividades que aproximem os estudantes das suas realidades e das atividades que eles gostem de fazer como o caso do jogo. Os alunos produziram também dois episódios de um podcast sobre o SUS, as políticas públicas de acesso ao medicamento e sobre o uso racional de medicamento.

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Publicado

16-09-2022

Como Citar

Del Ponte Rocha, P., Ortiz, S., Galarça de Oliveira, Q., de Lima Duarte , A. ., Beiersdorf da Silva, L. ., Timm dos Santos Silva, A. ., Batista Lopes, B. ., Oliveira Rodrigues, C. ., Soares de Souza, E., Nascimento de Siqueira, P., & Braga Dillmann, T. (2022). Cidadania e protagonismo jovem no uso de medicamentos: do acesso ao descarte correto de medicamentos para diminuição de resíduos ambientais. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/190

Edição

Seção

Mostra Científica