Tensões de Baeyer no Ciclohexano
Analisando o Potencial de um Modelo Didático na Percepção de Professores
Palavras-chave:
Modelo Didático, Ciclohexano, Ensino de QuímicaResumo
Autores como Mortimer, Machado e Romanelli (2000) evidenciaram níveis de compreensão do conhecimento químico, macroscópico, microscópico e representacional. Esse último, chama atenção sobre as formas de representação da realidade, por exemplo, através de equações químicas e modelos. No contexto do estudo dos hidrocarbonetos, com foco nas tensões de Baeyer para compostos cíclicos, buscamos apresentar as concepções de professores de Química acerca de um modelo físico para abordagem visual das conformações do ciclohexano, como material didático em sala de aula. A partir de concepções sobre o modelo didático de quatro docentes de Química, da educação básica (EB1, EB2) e que atuam na formação inicial (ES1, ES2), foi possível observar aspectos interessantes sobre o modelo e o seu potencial para utilização.
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