A natureza da ciência nas produções acadêmicas de química: o que tem sido realizado na educação básica?

Autores

  • Ana Caroline Vieira Correia Universidade Federal de Itajubá
  • Jane Raquel Silva de Oliveira Universidade Federal de Itajubá

Palavras-chave:

Natureza da ciência, Revisão bibliográfica, Atividades didáticas

Resumo

Devido a importância de se discutir questões da NdC em sala de aula, tem aumentado o número de publicações que visam tratar desses aspectos no ensino de ciências. Nesse sentido, este trabalho é uma revisão bibliográfica, cujo objetivo é analisar produções de ensino de química que reportaram atividades para abordagem de aspectos da NdC na educação básica. Foram analisadas publicações de 29 revistas da área de ensino, classificadas nos Qualis A1, A2 e B1, e anais publicados no ENPEC dos últimos 12 anos. Os 28 trabalhos encontrados foram analisados por uma Análise Textual Discursiva. A principal estratégia adotada nas atividades foram os debates e discussões, enquanto o principal recurso foram os questionários. O aspecto da NDC mais mencionado foram as influências extra científicas, enquanto a principal contribuição foi a melhoria das concepções sobre a ciência, no entanto alguns trabalhos ainda mencionaram como uma limitação a persistência de algumas visões inadequadas.

Downloads

Publicado

27-09-2022

Como Citar

Vieira Correia, A. C., & de Oliveira, J. R. S. (2022). A natureza da ciência nas produções acadêmicas de química: o que tem sido realizado na educação básica?. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/167

Edição

Seção

Trabalhos Completos