A natureza da ciência nas produções acadêmicas de química: o que tem sido realizado na educação básica?
Palavras-chave:
Natureza da ciência, Revisão bibliográfica, Atividades didáticasResumo
Devido a importância de se discutir questões da NdC em sala de aula, tem aumentado o número de publicações que visam tratar desses aspectos no ensino de ciências. Nesse sentido, este trabalho é uma revisão bibliográfica, cujo objetivo é analisar produções de ensino de química que reportaram atividades para abordagem de aspectos da NdC na educação básica. Foram analisadas publicações de 29 revistas da área de ensino, classificadas nos Qualis A1, A2 e B1, e anais publicados no ENPEC dos últimos 12 anos. Os 28 trabalhos encontrados foram analisados por uma Análise Textual Discursiva. A principal estratégia adotada nas atividades foram os debates e discussões, enquanto o principal recurso foram os questionários. O aspecto da NDC mais mencionado foram as influências extra científicas, enquanto a principal contribuição foi a melhoria das concepções sobre a ciência, no entanto alguns trabalhos ainda mencionaram como uma limitação a persistência de algumas visões inadequadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.