Uso do Filme Comercial “Radioactive" como Estratégia Pedagógica no Estágio em Aulas de Química

Autores

  • Fabiana da Veiga UFFS
  • Rosangela Inês Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Palavras-chave:

Recurso digital, Estratégia pedagógica, Ensino de Química

Resumo

O presente trabalho trata do uso do filme comercial: “Radioactive”, em aulas de químicas no 1º ano do Ensino Médio, durante o estágio curricular supervisionado de Química. Os filmes podem e devem estar incluídos como um dos recursos didáticos audiovisuais para as aulas, ou seja, como uma das ferramentas do trabalho pedagógico. O que proporcionou o planejamento de forma orientada sobre o tema e a história observada no filme, com o intuito de os alunos assistirem e terem uma breve introdução do tema durante a sequência das aulas, visto que ao final da exibição foi novamente discutido e avaliado, sendo que um dos instrumentos foi o questionário avaliativo sobre qual visão os alunos obtiveram a partir da análise do filme. Portanto, o intuito de analisar as respostas das perguntas foi para entender o uso como uma prática inovadora, bem como os conceitos que envolviam a radioatividade, sendo concluído com aprovação que o uso do filme ajuda a aprimorar as aulas no ensino de Química.

Biografia do Autor

Fabiana da Veiga, UFFS

Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

² Doutora em Educação nas Ciências. Professora e coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC, Membro do Núcleo de Apoio Pedagógico – NAP da UFFS. Coordenadora Geral da Revista Insignare Scientia (RIS)

Downloads

Publicado

06-10-2022

Como Citar

Veiga, F. da, & Uhmann, R. I. M. (2022). Uso do Filme Comercial “Radioactive" como Estratégia Pedagógica no Estágio em Aulas de Química. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/163

Edição

Seção

Trabalhos Completos