O Trabalho Docente na Pandemia: Os Acertos e as Dificuldades no Ensino Remoto de Química Geral em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Autores

  • Maria Stella Nunes de Oliveira Nogueira IFRJ- Campus Duque de Caxias

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Ensino de Química, APNPs

Resumo

As Tecnologias digitais possibilitam novos panoramas em âmbito educacional. Um dos maiores desafios para o ensino e aprendizagem de Química está em tornar seus conceitos menos abstratos e carentes de significado. Este trabalho teve por objetivo apresentar pesquisa realizada com docentes da disciplina Química Geral de uma Instituição Federal de Ensino da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram obtidos através de questionário disponibilizado através do aplicativo Google Forms e versou sobre o uso de tecnologias digitais pelos docentes durante a atuação no período de aulas remotas, procurando desvendar como o uso obrigatório de tecnologias educacionais impactou suas práticas pedagógicas, quais aplicativos, plataformas e/ou simuladores foram utilizados, dentre outros questionamentos. Os resultados foram esclarecedores e condizentes com o turbulento período que foram as Atividades Pedagógicas Não-Presencias e mostram como o impacto causado pela pandemia no cenário educacional obrigou os docentes a uma rápida e urgente reinvenção.

Downloads

Publicado

30-09-2022

Como Citar

Nunes de Oliveira Nogueira, M. S. (2022). O Trabalho Docente na Pandemia: Os Acertos e as Dificuldades no Ensino Remoto de Química Geral em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/149

Edição

Seção

Trabalhos Completos