Um panorama sobre estratégias de ensino promotoras do Pensamento Crítico no Ensino/Formação em Ciências

Autores

  • LETIANE LOPES DA CRUZ Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Victória Silva dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Roque Ismael da Costa Güllich UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Palavras-chave:

Reflexão, estratégias, crítico

Resumo

A sociedade atual demanda de sujeitos críticos aptos para resolver problemas e tomar decisões racionais e sociais, desse modo, consideramos essencial o desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC). Nesse sentido, visando um ensino de Ciências na perspectiva do PC se torna necessário estratégias de ensino concebidas para esse fim. Com isso, temos como objetivo verificar a presença do PC em estratégias de ensino abordadas pelas produções brasileiras voltadas às Ciências. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e a partir da análise de conteúdo foram analisadas 18 pesquisas de nível Stricto sensu. Os resultados nos permitem identificar e compreender que as estratégias de ensino e formação mais utilizadas/discutidas para promover o PC em nosso País são: Sequência Didática (5:18), Atividade Investigativa (4:18) e Oficina Temática (3:18). Assim, concluímos que as estratégias de ensino utilizadas/discutidas nesta pesquisa apresentam potencial favorável de promover a formação de sujeitos críticos, reflexivos e esclarecidos cientificamente.

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Publicado

19-09-2022

Como Citar

LOPES DA CRUZ, L., Silva dos Santos, V. ., & da Costa Güllich, R. I. . (2022). Um panorama sobre estratégias de ensino promotoras do Pensamento Crítico no Ensino/Formação em Ciências. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/122

Edição

Seção

Trabalhos Completos