Um panorama sobre estratégias de ensino promotoras do Pensamento Crítico no Ensino/Formação em Ciências
Palavras-chave:
Reflexão, estratégias, críticoResumo
A sociedade atual demanda de sujeitos críticos aptos para resolver problemas e tomar decisões racionais e sociais, desse modo, consideramos essencial o desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC). Nesse sentido, visando um ensino de Ciências na perspectiva do PC se torna necessário estratégias de ensino concebidas para esse fim. Com isso, temos como objetivo verificar a presença do PC em estratégias de ensino abordadas pelas produções brasileiras voltadas às Ciências. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e a partir da análise de conteúdo foram analisadas 18 pesquisas de nível Stricto sensu. Os resultados nos permitem identificar e compreender que as estratégias de ensino e formação mais utilizadas/discutidas para promover o PC em nosso País são: Sequência Didática (5:18), Atividade Investigativa (4:18) e Oficina Temática (3:18). Assim, concluímos que as estratégias de ensino utilizadas/discutidas nesta pesquisa apresentam potencial favorável de promover a formação de sujeitos críticos, reflexivos e esclarecidos cientificamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.