O Ensino de Ciências por Investigação e as Perguntas Investigáveis
Palavras-chave:
Formação de Profesores, Ensino de Ciências, Atividades investigativasResumo
Ensino por Investigação é uma estratégia que auxilia na construção do conhecimento científico aproximando os alunos da prática científica e desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes inerentes ao trabalho científico, bem como: a indagação, a crítica, a problematização e a busca permanente por conhecimento. O estudo buscou analisar como um grupo de professores de Ciências, em processo de formação continuada estruturado de forma colaborativa e pertencentes à rede municipal de ensino de uma cidade do interior do estado do Paraná, elaboram as Perguntas Investigáveis durante o planejamento de atividades investigativas. Para constituição dos dados, foram utilizados dispositivos eletrônicos de áudio, vídeo e questionário on-line, que foram submetidos de acordo com os pressupostos de Ferrés, Marba e Sanmartí (2015) e Ferrés (2017). Os resultados demonstraram o aprimoramento das Perguntas Investigáveis elaboradas durante o planejamento das atividades e destacaram a importância do curso de Formação Continuada acerca do Ensino de Ciências por Investigação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.