O Ensino de Ciências por Investigação e as Perguntas Investigáveis

Autores

  • Mikael Otto Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Mestrando
  • Marcia Borin da Cunha

Palavras-chave:

Formação de Profesores, Ensino de Ciências, Atividades investigativas

Resumo

Ensino por Investigação é uma estratégia que auxilia na construção do conhecimento científico aproximando os alunos da prática científica e desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes inerentes ao trabalho científico, bem como: a indagação, a crítica, a problematização e a busca permanente por conhecimento. O estudo buscou analisar como um grupo de professores de Ciências, em processo de formação continuada estruturado de forma colaborativa e pertencentes à rede municipal de ensino de uma cidade do interior do estado do Paraná, elaboram as Perguntas Investigáveis durante o planejamento de atividades investigativas. Para constituição dos dados, foram utilizados dispositivos eletrônicos de áudio, vídeo e questionário on-line, que foram submetidos de acordo com os pressupostos de Ferrés, Marba e Sanmartí (2015) e Ferrés (2017). Os resultados demonstraram o aprimoramento das Perguntas Investigáveis elaboradas durante o planejamento das atividades e destacaram a importância do curso de Formação Continuada acerca do Ensino de Ciências por Investigação.

Downloads

Publicado

19-09-2022

Como Citar

Otto, M., & Borin da Cunha, M. . (2022). O Ensino de Ciências por Investigação e as Perguntas Investigáveis . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/117

Edição

Seção

Trabalhos Completos