Experiências de abordagem transdisciplinar com a temática plantas medicinais no ensino de Química e Ciências

Autores

Palavras-chave:

saberes populares, ética da diversidade, contextualização

Resumo

O trabalho destaca a importância de uma visão holística e transdisciplinar no ensino, considerando crises socioambientais derivadas de um modelo de desenvolvimento positivista.  O problema de pesquisa aborda como o ensino de química pode transcender essas dicotomias, adotando a transdisciplinaridade, com a temática plantas medicinais. O referencial teórico baseia-se na transdisciplinaridade, que valoriza a integração de diferentes formas de conhecimento, como ciência e saberes populares, promovendo uma visão mais complexa e ética do mundo. Como parte do trabalho de tese este é um relato de experiências de ensino de química e ciências, com plantas medicinais, cujo cenário de aplicação envolve educação de jovens e adultos e ensino superior com atividades didáticas envolvendo balas de goma, análise olfativa e experimentos com óleos essenciais. Os relatos indicam que tais atividades estimulam a curiosidade, promovem autocuidado e fortalecem a relação entre teoria e prática, resgatando a integração entre natureza e conhecimento científico

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Colvero Rockenbach, L., Raupp, D. ., & Schnorr, C. E. . (2024). Experiências de abordagem transdisciplinar com a temática plantas medicinais no ensino de Química e Ciências. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–10. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/576

Edição

Seção

Trabalhos Completos