Experiências de abordagem transdisciplinar com a temática plantas medicinais no ensino de Química e Ciências
Palavras-chave:
saberes populares, ética da diversidade, contextualizaçãoResumo
O trabalho destaca a importância de uma visão holística e transdisciplinar no ensino, considerando crises socioambientais derivadas de um modelo de desenvolvimento positivista. O problema de pesquisa aborda como o ensino de química pode transcender essas dicotomias, adotando a transdisciplinaridade, com a temática plantas medicinais. O referencial teórico baseia-se na transdisciplinaridade, que valoriza a integração de diferentes formas de conhecimento, como ciência e saberes populares, promovendo uma visão mais complexa e ética do mundo. Como parte do trabalho de tese este é um relato de experiências de ensino de química e ciências, com plantas medicinais, cujo cenário de aplicação envolve educação de jovens e adultos e ensino superior com atividades didáticas envolvendo balas de goma, análise olfativa e experimentos com óleos essenciais. Os relatos indicam que tais atividades estimulam a curiosidade, promovem autocuidado e fortalecem a relação entre teoria e prática, resgatando a integração entre natureza e conhecimento científico
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Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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