Ensino de Termodinâmica integrado à Educação Ambiental
Uma revisão de abordagens e estratégias didáticas
Palavras-chave:
Termodinâmica, Educação Ambiental, Estratégias PedagógicasResumo
A complexidade existente nos conceitos da teoria Termodinâmica requer abordagens diversificadas e a utilização de exemplos práticos para mitigar as dificuldades de aprendizagem associadas a esse campo. Nesse contexto, realizamos uma revisão de literatura por meio do Portal de Periódicos CAPES, com o objetivo de identificar e analisar as estratégias descritas na literatura para o ensino de Termodinâmica. Além disso, investigou-se o potencial de integração dessas metodologias com questões ambientais, dada a relevância dessa temática em tópicos como eficiência energética, mudanças climáticas e os impactos das atividades antrópicas no meio ambiente. A partir dos critérios de seleção aplicados, foram analisados cinco manuscritos, discutindo-se as suas possibilidades de alinhamento com as temáticas ambientais. Observou-se que há uma vasta quantidade de estudos abordando as dificuldades inerentes ao ensino de Termodinâmica, bem como estratégias pedagógicas para melhorar sua compreensão. No entanto, a aplicação da Educação Ambiental como uma ferramenta auxiliar nesse processo tem sido pouco explorada na literatura acadêmica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.