Ensino de Termodinâmica integrado à Educação Ambiental

Uma revisão de abordagens e estratégias didáticas

Autores

Palavras-chave:

Termodinâmica, Educação Ambiental, Estratégias Pedagógicas

Resumo

A complexidade existente nos conceitos da teoria Termodinâmica requer abordagens diversificadas e a utilização de exemplos práticos para mitigar as dificuldades de aprendizagem associadas a esse campo. Nesse contexto, realizamos uma revisão de literatura por meio do Portal de Periódicos CAPES, com o objetivo de identificar e analisar as estratégias descritas na literatura para o ensino de Termodinâmica. Além disso, investigou-se o potencial de integração dessas metodologias com questões ambientais, dada a relevância dessa temática em tópicos como eficiência energética, mudanças climáticas e os impactos das atividades antrópicas no meio ambiente. A partir dos critérios de seleção aplicados, foram analisados cinco manuscritos, discutindo-se as suas possibilidades de alinhamento com as temáticas ambientais. Observou-se que há uma vasta quantidade de estudos abordando as dificuldades inerentes ao ensino de Termodinâmica, bem como estratégias pedagógicas para melhorar sua compreensão. No entanto, a aplicação da Educação Ambiental como uma ferramenta auxiliar nesse processo tem sido pouco explorada na literatura acadêmica.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Michels Cardoso, J., Colvero Rockenbach, L., & Trajano Raupp, D. (2024). Ensino de Termodinâmica integrado à Educação Ambiental: Uma revisão de abordagens e estratégias didáticas. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–9. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/501

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>