Integrando a Tabela Periódica e a temática alimentação
Um Produto Educacional com uma perspectiva Freireana
Palavras-chave:
Tabela Periódica, Ensino de Química, Abordagem Temática FreireanaResumo
Este trabalho desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), apresenta a criação de um Produto Educacional na forma de uma sequência didática, baseada na Abordagem Temática Freireana. A proposta visa relacionar os elementos químicos, especialmente os metálicos, à sua presença em alimentos, buscando tornar o ensino de Química mais significativo e relevante para o cotidiano dos estudantes. A sequência didática foi estruturada em cinco aulas que abordaram temas como macro e micronutrientes, vitaminas e sais minerais, com a participação ativa dos estudantes de Ensino Médio do contraturno de uma escola pública do município de Farroupilha. Os resultados, analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin, indicam que a abordagem adotada promoveu maior engajamento dos alunos e uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos. Isso demonstrou a superação da simples memorização mecânica, comum em abordagens tradicionais de ensino. Desta forma, conclui-se que o ensino contextualizado e alinhado com temas próximos à realidade dos estudantes, é eficaz na promoção de um aprendizado significativo e crítico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.