Integrando a Tabela Periódica e a temática alimentação

Um Produto Educacional com uma perspectiva Freireana

Autores

Palavras-chave:

Tabela Periódica, Ensino de Química, Abordagem Temática Freireana

Resumo

Este trabalho desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), apresenta a criação de um Produto Educacional na forma de uma sequência didática, baseada na Abordagem Temática Freireana. A proposta visa relacionar os elementos químicos, especialmente os metálicos, à sua presença em alimentos, buscando tornar  o ensino de Química mais significativo e relevante para o cotidiano dos estudantes. A sequência didática foi estruturada em cinco aulas que abordaram temas como macro e micronutrientes, vitaminas e sais minerais, com a participação ativa dos estudantes  de Ensino Médio do contraturno de uma escola pública do município de Farroupilha. Os resultados, analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin, indicam que a abordagem adotada promoveu maior engajamento dos alunos e uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos. Isso demonstrou a superação da simples memorização mecânica, comum em abordagens tradicionais de ensino. Desta forma, conclui-se que o ensino contextualizado e alinhado com temas próximos à realidade dos estudantes, é eficaz na promoção de um aprendizado significativo e crítico.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Mendes Becker, E., Kapelinski, T. M., Trajano Raupp, D. ., & da Silva Silveira, H. . (2024). Integrando a Tabela Periódica e a temática alimentação: Um Produto Educacional com uma perspectiva Freireana. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–10. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/525

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)