Desacomodando saberes em uma proposta de ensino superior que analisa a inclusão de pessoas transgênero em eventos esportivos

Autores

  • Nátali Antunes Alves Universidade Federal de Pelotas
  • Théo Lahorgue Roscoff
  • Andressa Soares Bento
  • Fábio André Sangiogo

Palavras-chave:

Questões de Gênero, Sexualidade, Ensino de Ciências/Química

Resumo

A discussão sobre sexualidade e gênero tem ganhado crescente relevância em diferentes esferas sociais. Entretanto, nas Ciências da Natureza, sobretudo no Ensino de Ciências/Química, há lacunas para a inclusão de debates sobre gênero e sexualidade. Neste contexto, o presente estudo tem objetivo de analisar manifestações de acadêmicos em formação inicial durante o desenvolvimento de uma atividade que abordou a pauta LGBTQIA+ e a inclusão de pessoas transgênero em eventos esportivos. Nesse sentido, apresentamos uma proposta que possibilita discutir questões essenciais sobre gênero, sexualidade e diversidade no contexto do ensino superior, demonstrando a sua relevância, reforçando a importância de desacomodar saberes que, muitas vezes, estão enraizados em discursos normativos e conservadores que perpetuam visões tradicionais sobre identidade de gênero e sexualidade.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Antunes Alves, N., Lahorgue Roscoff, T., Soares Bento, A. ., & Sangiogo , F. A. (2024). Desacomodando saberes em uma proposta de ensino superior que analisa a inclusão de pessoas transgênero em eventos esportivos. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–11. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/547

Edição

Seção

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