O que dizem os anais do EDEQ e EPEF sobre as questões de gênero e étnico-raciais?

Autores

Palavras-chave:

Gênero, Questões étnico-raciais, Ensino de Química-Física

Resumo

Mulheres estão sub representadas em cargos de poder na ciência e são minoria em todos os níveis nas áreas de ciências exatas. As razões dessa baixa presença são um tema relevante e uma discussão entre os pares se faz necessária. Esta importância, no entanto, não se reflete no número de trabalhos sobre o tema dentro das respectivas áreas de pesquisa. Assim, este trabalho apresenta uma análise quanti-qualitativa de publicações sobre questões de gênero e étnico-raciais nos anais do Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) e do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF). A metodologia envolve uma análise documental de trabalhos completos nos anais dos eventos citados das suas últimas 12 edições. Os resultados indicam um desequilíbrio nas discussões entre os eventos o que indica a necessidade de ampliar o debate e o engajamento com essas temáticas além de apontar lacunas que requerem maior investigação.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Soares Bento, A. ., & Barbosa, M. C. B. (2024). O que dizem os anais do EDEQ e EPEF sobre as questões de gênero e étnico-raciais?. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–11. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/469

Edição

Seção

Trabalhos Completos