Uma Revisão Bibliográfica sobre a articulação entre Interdisciplinaridade, Alfabetização Científica e Formação de Professores

Autores

  • Carla Adelina Inácio de Oliveira UFRGS
  • Rosane Nunes Garcia

Palavras-chave:

Ciências da Natureza, Ensino Médio, Formação de Professores

Resumo

O trabalho aborda a importância da articulação entre interdisciplinaridade e Alfabetização Científica (AC) na formação de professores, especialmente no ensino das Ciências da Natureza. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica mapeando a produção acadêmica nos últimos 20 anos, com os descritores “Alfabetização Científica”, “interdisciplinaridade”, “formação de professores” e “ensino médio”, em diferentes combinações entre eles. Os resultados revelaram um crescimento significativo nas publicações sobre o tema, com maior número de publicações no Google Acadêmico e no Portal de Busca Integrada da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com o referencial teórico obtido, conclui-se que a interdisciplinaridade e a AC são fundamentais para qualificar a formação de professores, promovendo práticas pedagógicas mais integradas e alinhadas com um ensino das Ciências da Natureza. A pesquisa evidenciou ainda a necessidade de uma formação reflexiva e contínua, que considere as complexidades do mundo contemporâneo, contribuindo para o avanço das políticas públicas educacionais.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Inácio de Oliveira, C. A., & Nunes Garcia, R. (2024). Uma Revisão Bibliográfica sobre a articulação entre Interdisciplinaridade, Alfabetização Científica e Formação de Professores. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–9. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/473

Edição

Seção

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