Uma Revisão Bibliográfica sobre a articulação entre Interdisciplinaridade, Alfabetização Científica e Formação de Professores
Palavras-chave:
Ciências da Natureza, Ensino Médio, Formação de ProfessoresResumo
O trabalho aborda a importância da articulação entre interdisciplinaridade e Alfabetização Científica (AC) na formação de professores, especialmente no ensino das Ciências da Natureza. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica mapeando a produção acadêmica nos últimos 20 anos, com os descritores “Alfabetização Científica”, “interdisciplinaridade”, “formação de professores” e “ensino médio”, em diferentes combinações entre eles. Os resultados revelaram um crescimento significativo nas publicações sobre o tema, com maior número de publicações no Google Acadêmico e no Portal de Busca Integrada da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com o referencial teórico obtido, conclui-se que a interdisciplinaridade e a AC são fundamentais para qualificar a formação de professores, promovendo práticas pedagógicas mais integradas e alinhadas com um ensino das Ciências da Natureza. A pesquisa evidenciou ainda a necessidade de uma formação reflexiva e contínua, que considere as complexidades do mundo contemporâneo, contribuindo para o avanço das políticas públicas educacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.