Os conhecimentos de Química no Curso de Educação do Campo

licenciatura com ênfase em Ciências da Natureza da Unipampa

Autores

  • Denise Goerch Unipampa
  • Maritza Costa Moraes

Palavras-chave:

Educação do Campo, Currículo, Formação de professores

Resumo

Neste trabalho realizamos um estudo no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Educação do Campo – licenciatura com ênfase em Ciências da Natureza da Unipampa- campus Dom Pedrito. O objetivo é apresentar como os conhecimentos de Química estão organizados na matriz curricular do Curso e refletir sobre as potencialidades destes conteúdos na formação docente na área de Ciências da Natureza. A abordagem metodológica é qualitativa a partir da análise documental, sendo o PPC o corpus e a análise é descritiva. Observamos que os conteúdos de Química se apresentam de forma disciplinar e com sinalizações de ações interdisciplinares, contextualização e exemplificação com cotidiano. Podemos afirmar que com os conhecimentos previstos, o professor (a) do Campo, egresso desta licenciatura tem condições de atender as demandas educativas disciplinares, ciências do Ensino Fundamental e Química do Ensino Médio, as quais são/estão sugeridas nos documentos orientadores de currículo da Educação Básica.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Goerch, D., & Costa Moraes, M. (2024). Os conhecimentos de Química no Curso de Educação do Campo: licenciatura com ênfase em Ciências da Natureza da Unipampa. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–9. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/463

Edição

Seção

Trabalhos Completos