i) Caracterização dos Pré-Encontros
Como historicamente se tem nos EDEQ, o 41º EDEQ apresenta uma etapa preparatória ao evento, chama de Pré-Encontros. Eles são organizados e realizados por meio de uma parceria com instituições
co-participantes, que, a partir dos diferentes sujeitos, se mobilizam para conversar e produzir saberes e conhecimentos centrados na temática do evento.
Desse modo, as atividades que integram o 41º EDEQ estão organizadas de modo a incluir dois momentos:
Assim, o 41º EDEQ, como nos eventos anteriores, emitirá certificações específicas a quem participar dos dois momentos ou apenas do segundo, da seguinte forma:
*Certificado de 40h: Destinado a quem participar dos pré-encontros e do encontro dos dias 14 e 15 de outubro;
*Certificado de 20h: Destinado à participação única e exclusiva no encontro dos dias 14 e 15 de outubro de 2022.
ii) Convite Aberto a toda Comunidade da Educação Química para Sediarem os Pré-Encontros
Em face dessas considerações, a Comissão Organizadora do 41º EDEQ convida a todos os grupos de sujeitos e instituições da área de Educação Química a se engajarem na organização e realização de um
Pré-Encontro (local).
Para isso, basta que esses grupos se auto-organizem, indiquem uma coordenação e formalizem sua participação por meio do preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/WPShUJhdV3YRCysk7
As informações ali disponibilizadas serão publicadas no site do evento para divulgação junto às comunidades participantes regionais, que poderão escolher uma instituição mais próxima para comparecer e participar desse importante momento formativo e preparatório para as conversações do encontro dos dias 14 e 15 de outubro.
Não há exigência de um número mínimo de participantes para realizar um Pré-Encontro do EDEQ, tendo em vista que, em regiões distantes, o número de participantes tende a ser mais reduzido. É importante mobilizar a divulgação, no âmbito da instituição coordenadora e em sua região de abrangência, junto a estudantes da graduação e de pós-graduação, professores de educação básica e superior, pesquisadores, etc.
iii) Proposta dos Pré-Encontros do 41º EDEQ
Neste ano, o tema do 41º EDEQ é “Celebrar a Vida” e, nesse sentido, nós, da organização, propomos uma discussão que remete às dinâmicas, movimentos e ações ligadas ao fazer Educação Química, que contempla um tema urgente e emergente de debatas, críticas, propostas e encaminhamentos, seja no contexto da Educação Básica ou do Ensino Superior. Se no EDEQ de 2016, que também foi realizado em Pelotas, discutíamos sobre uma proposta de Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estava em vias de aprovação, atualmente as escolas estão implementando o denominado Novo Ensino Médio”, orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o contexto das escolas.
Pensar no “Novo Ensino Médio” significa analisar a conjectura atual, ouvir colegas que estão vivendo a experiência, ler, conversar e produzem posicionamentos, problematizar as implicações, as propostas, as demandas que esse novo documento traz à ação docente na Escola Básica e no Ensino Superior, uma vez que ele exige modificações sensíveis nas ações docentes. Obviamente, tudo isso diz respeito à nossa formação, no nosso “Celebrar a vida”, que demanda mobilizar a comunidade que faz e pensa a Educação Química.
Objetivamente, propomos aos participantes e organizadores dos Pré-Encontros, com ponto motivador das discussões:
Conhecer, pensar, analisar e discutir o “Novo Ensino Médio” no contexto da Educação Básica e as implicações aos espaços de formação de professores (inicial e continuada), dando destaque a caminhos, a proposições que busquem articulação às discussões que constituem a comunidade da Educação Química.
iv) Sistemática e Organização dos Pré-Encontros do 41º EDEQ (importante aos coordenadores)
Como sistemática, que complementa 20 horas de atividades, se sugere que as coordenações locais dos pré-encontros divulguem as datas, locais, temáticas e sistemática dos pré-encontros que sediarão. De modo geral, sugerimos a seguinte:
A primeira atividade que necessita ser realizada por parte de cada participante do Pré-Encontro, consiste na realização de leitura prévia do documento disponibilizado sobre a BNCC (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf) e no Referencial Curricular do Estado, que no Rio Grande do Sul está disponível em: (https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202111/24135335-referencial-curricular-gaucho-em.pdf). A partir de leituras prévias, que estejam associadas à área de Ciências da Natureza e Química, cada participante elaborará a escrita de um texto que aborde as questões norteadoras, associando as discussões com as experiências e/ou discussões particulares. Os textos deverão ser entregues no dia do Pré-Encontro regional (a quem exercer a sua coordenação) e nele apresentados, servindo de subsídio às discussões prévias ao 41º EDEQ.
A segunda atividade consiste na participação no Pré-Encontro, presencial, no qual cada respectiva equipe regional elaborará uma sistematização das principais discussões e reflexões feitas no âmbito do grupo sobre o tema em discussão.
A terceira atividade acontecerá em Sessão Plenária que integra a Programação Geral do 41º EDEQ, no dia 15/10, às 16 h e 50 min, quando cada equipe regional apresentará a sua sistematização das discussões.
Cabe ao coordenador e à equipe local envolvida divulgar o Pré-Encontro junto à instituição e região de abrangência.
Para a validação das horas a serem computadas no Certificado de cada participante, caberá ao coordenador controlar as presenças no Pré-Encontro (além de coordenar o processo de discussão e sistematização, com base nas leituras prévias e produções escritas). O modelo da lista de presença encontra-se no Anexo I, que segue a sétima circular (presente na página inicial).
Assim que o Pré-Encontro tiver sido realizado, o Coordenador enviará uma cópia digitalizada da Lista de Presenças (cópia legível) em formulário próprio. Essa Lista de Presença, devidamente preenchida, deverá ser enviada até o dia 03 de outubro de 2022.
Caberá à coordenação local, durante o Pré-Encontro, articular o processo de apresentação/discussão dos escritos elaborados previamente pelos participantes, de modo que seja feita uma explicitação da sistematização das discussões. É necessário que se indique alguém para atuar na Relatoria das discussões, sendo essa pessoa encarregada de apresentar a Sistematização na sessão plenária do dia 15/10, conforme consta na Programação Geral do 41º EDEQ.
Nessa importante sessão, o representante de cada microrregião (cidades/regiões) abrangida pelos Pré-Encontros fará uma apresentação sucinta (com ou sem uso de slides) da respectiva sistematização produzida. É assim que a diversidade das contribuições de cada equipe regional contribuirá para ampliar e enriquecer as discussões sobre a temática do 41º EDEQ.
v) Datas Importantes
Período de Realização dos Pré-Encontros
De 29 de agosto a 26 de setembro de 2022.
Último dia para envio da Lista de Presenças via Formulário Próprio informado às Coordenações Locais
03 de outubro de 2022