41º EDEQ

Apresentação

O 41º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química tem como principal finalidade constituir e legitimar um espaço-tempo de articulação, compartilhamento, reflexão e compreensão das diferentes experiências que ocorrem no fazer educação por meio da Química. Com participantes de todos os níveis educacionais e diferentes regiões do Brasil e de países vizinhos, os EDEQs promovem o desenvolvimento e a ampliação da capacidade criativa das concepções e práticas de sua comunidade.

Em 2022 a 41ª edição traz uma finalidade adicional: retomar as ações do evento num sistema híbrido, com atividades presenciais e remotas. Isso se deve ao cenário prévio de pandemia enfrentado desde 2020 que impediu a realização do evento em 2020 e tornou ele virtual em 2021. Em 2022, já apresentando um cenário de vacinação completa da população brasileira de mais de 70%, além do aumento do número de pessoas com a dose de reforço, e o seguimento de protocolos de saúde, higiene e segurança, busca-se retomar as ações no formato híbrido. Mesmo com toda a dor causada pelos efeitos da pandemia, com mortes, crises sociais, políticas, econômicas e outras, em 2022 o EDEQ tem por finalidade também ser um momento de celebração.

Com a temática “Celebrar a Vida”, pretende-se constituir um momento de trocas e compartilhamento de pesquisas, experiências e ações que possam celebrar todo o esforço que nossa vida cotidiana e profissional nos implica para um trabalho de qualidade. A temática “Celebrar a Vida” tem por finalidade homenagear todas as pessoas que contribuíram para a saúde, segurança, educação e bem-estar da coletividade durante todo esse processo.

Sendo pensado pela parceria entre UFPel e IFSul, o 41º EDEQ buscará integrar nos dias 14 e 15 de outubro de 2022 os aprendizados relacionados aos processos remotos no formato presencial, com a finalidade de criar ações híbridas, com participantes presentes física e remotamente.