As Representações em Livros Históricos e Raros

Explorando o Conceito de Ligações Químicas

Autores

Palavras-chave:

Ligações Químicas, História da Ciência, Epistemologia

Resumo

Este trabalho busca apresentar e discutir sobre uma categoria emergente de uma análise sobre o conceito de Ligações Químicas, realizada em Livros Históricos e Raros, intitulada Representação. No caso, três abordagens de representação foram identificadas nos livros referentes ao conceito buscado, as quais são: Representação Matemática, Representação através de Ilustrações de Experimentos e Representação por Modelos Conceituais. Com a análise dos livros situados entre os séculos XIX e XX, observa-se como ocorre o processo de uma simples descrição visual e matemática do conceito para uma transformação em ideias abstratas e teóricas. Esta reflexão evidencia o desenvolvimento do Ensino de Química.

Biografia do Autor

Jamily da Silva dos Anjos, Universidade Federal de Pelotas

Licencianda em Química pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), integrante do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ). Atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no subprograma de Química/Física no período 2022-2023. Atualmente, bolsista de Iniciação Científica sob orientação do Prof. Dr. Bruno dos Santos Pastoriza no projeto de pesquisa "Conceitos fundamentais da Ciência: um percurso epistemológico"; Educadora volutária no projeto de extensão "Desafio Pré-Universitário Popular" na área de Química; e Representante Discente suplente do curso de Licenciatura em Química da UFPel.

Karenina Teixeira de Menezes, Universidade Federal de Pelotas

Estudante do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sendo membro do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ) desde 2020. Atuou como bolsista no Programa Residência Pedagógica (RP), no subprograma de Química, realizado em parceria com a CAPES. Atua na iniciação cientifica no projetos de Conceitos fundamentais da ciência: Um percurso epistemológico e atuou anteriormente no Projeto Química e Arte: Dispositivos para Aprendizagem. Além de também ter participado do projeto de extensão: Do laboratório da Pesquisa ao laboratório Escolar.

Vitória Schiavon da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2020). Mestre e Doutoranda em Química pelo Programa de Pós Graduação em Química, também na UFPel, mais especificamente na linha de pesquisa sobre os Estudos em Ensino de Química . Especialista em Educação a Distância e Ensino de Ciências pela Universidade Serra Geral. Possui experiência nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de conceitos científicos, história e epistemologia da Ciência.

Alessandro Cury Soares, Universidade Federal de Pelotas

É professor Adjunto no Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em Bacharelado em química pela Universidade Federal de Pelotas (2002), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2002) e mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e Doutorado em Educação em Ciências:Química da vida e saúde (UFRGS- furg-ufsm) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atual Coordenador do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pelotas. Atua como Professor Colaborador junto ao Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Pelotas e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do LABEQ/UFPelContato: alessandrors80@gmail.com

Bruno dos Santos Pastoriza, Universidade Federal de Pelotas

Professor Associado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), possui graduação em Licenciatura em Química, mestrado e doutorado em Educação em Ciências Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalha com formação de professores de Ciências, transitando na área da filosofia pensada para o Ensino de Ciências. Atua em diferentes disciplinas no curso de Licenciatura em Química, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e Programa de Pós-Graduação em Química. Coordenador do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ-UFPel), também está Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM). Foi Coordenador do Curso de Licenciatura em Química (2020-2023) e também Coordenador de área dos programas Residência Pedagógica e PIBID. Atua como Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), gestão 2024-2026, assim como já atuou como representante da Região Sul e no apoio à equipe de comunicação e comissões dessa sociedade. Desenvolve pesquisas na área de Estratégias Metodológicas e Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências e Química, tratando tanto de questões direcionadas à epistemologia da ciência, à produção de materiais didáticos, quanto traz em suas discussões as questões de inclusão e diversidade - todas elas voltando-se à formação docente. Contato pelo e-mail bspastoriza@gmail.com.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

da Silva dos Anjos, J., Teixeira de Menezes, K., Schiavon da Silva, V. ., Cury Soares, A., & dos Santos Pastoriza, B. . (2024). As Representações em Livros Históricos e Raros: Explorando o Conceito de Ligações Químicas. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–11. Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/518

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3