Investigando os Modelos Mentais de Graduandos de Engenharia Ambiental e Sanitária Sobre Ponto de Ebulição de Hidrocarbonetos Alifáticos
Palavras-chave:
Modelos Mentais, Ponto de Ebulição, HidrocarbonetosResumo
Compreender os conceitos científicos é essencial, pois servem como ferramentas para interpretar e interagir com o mundo. Este estudo qualitativo com 13 estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo, buscou entender se eles possuíam modelos mentais formados sobre o ponto de ebulição dos hidrocarbonetos alifáticos. A metodologia consistiu em uma aula expositiva e duas listas de exercícios. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos teve dificuldade em justificar corretamente a ordem decrescente dos pontos de ebulição, indicando uma lacuna na compreensão dos modelos conceituais. Além disso, todos os participantes tiveram dificuldade em explicar a diferença nos pontos de ebulição com base no tamanho das cadeias carbônicas. Eles não conseguiram aplicar os modelos conceituais em suas explicações, indicando uma falta de diferentes tipos de representações. Isso destaca a importância de investigar os modelos mentais para identificar lacunas no aprendizado dos estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.