Situação de Estudo para ensino de Estequiometria: utilizando Tecnologias Digitais

Autores

  • Sarah Gonçalves Alves Campos Universidade Federal do Pampa
  • Fernando Junges Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Estequiometria, Situação de Estudo

Resumo

O artigo busca explorar o ensino de Estequiometria, a partir da situação de estudo “Tecnologias digitais e Estequiometria: navegando pelos meios digitais em busca da mistura perfeita”. As situações de estudos (SE), são uma variação das abordagens temáticas, visando a utilização de situações reais do cotidiano dos estudantes para trabalhar conceitos científicos de forma não linear, ressignificando conceitos associados ao Ensino de Ciências. A fundamentação teórica ampara-se nos pressupostos histórico-culturais da teoria de Vygotsky. A aplicação da pesquisa foi realizada com uma turma de 9° ano, na componente curricular de Ciências, em uma escola privada localizada na zona urbana da cidade de Bagé-RS. Ao todo foram realizadas 6 intervenções pedagógicas, além da aplicação de questionários para a delimitação da temática da SE. Os resultados obtidos indicam que a SE desenvolvida foi proveitosa tendo em vista a proposição da utilização de novas ferramentas que auxiliem no desenvolvimento e compreensão das Ciências.

Downloads

Publicado

23-10-2023

Como Citar

Gonçalves Alves Campos, S., & Junges, F. (2023). Situação de Estudo para ensino de Estequiometria: utilizando Tecnologias Digitais. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/430

Edição

Seção

Trabalhos Completos