A Divulgação Científica promovida pelo Instituto de Química da UFRGS no Instagram: uma análise netnográfica

Autores

  • Caroline Sabrina Batista Weber Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mateus Aguiar Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Bruna de Brito de Souza Canali Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vinícius Pospichil Gil Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marina Thoma Rockenbach Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Francielle Pereira Pedroso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Juliana Christina Thomas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • João Paulo Bizarro Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nathália Marcolin Simon Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Divulgação Científica, rede social, netnografia

Resumo

O presente trabalho buscou analisar e caracterizar a Divulgação Científica promovida pelo Instituto de Química da UFRGS através de seu perfil no Instagram. A pesquisa tem caráter predominantemente qualitativo e seguiu os pressupostos descritos pela netnografia, técnica empregada no estudo de ambientes virtuais. O conjunto de dados foi constituído por informações obtidas diretamente no perfil @iq.ufrgs, amplamente disponíveis para qualquer usuário da rede social; e também por informações associadas ao painel profissional da conta, ferramenta restrita aos administradores. A análise de ambos os conjuntos de dados permitiu a identificação dos modelos de compreensão pública da Ciência seguidos pelo perfil até o momento, sendo eles os modelos Contextual e de Déficit.

Downloads

Publicado

23-10-2023

Como Citar

Batista Weber, C. S., Aguiar Ferreira, M. ., de Brito de Souza Canali, B., Pospichil Gil , V., Thoma Rockenbach, M., Pereira Pedroso, F., Thomas , J. C. ., Bizarro Lopes , J. P., & Marcolin Simon, N. (2023). A Divulgação Científica promovida pelo Instituto de Química da UFRGS no Instagram: uma análise netnográfica. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/421

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)