Percepções sobre a interdisciplinaridade: tempestade de luz a partir de investigação em cursos de Licenciatura em Ciências Exatas e Ciências da Natureza no RS

Autores

  • Adriana da Silva da Costa FURG
  • Fernanda Trombetta FURG
  • Marcus Eduardo Maciel Ribeiro FURG

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ciências da Natureza, Licenciatura, Ciências Exatas

Resumo

A interdisciplinaridade é apresentada neste estudo como objeto de pesquisa em cursos de Licenciatura em Ciências Exatas e Ciências da Natureza. O problema norteador deste estudo buscou compreender de que maneira os cursos de Licenciatura em Ciências Exatas e em Ciências da Natureza de IES públicas no estado do Rio Grande do Sul realizam a abordagem interdisciplinar na formação inicial de professores. A pesquisa ocorreu por meio da análise dos dados obtidos em documentos como Projeto Pedagógico de Curso (PPC), entrevistas com coordenadores dos cursos, questionários aplicados com docentes e discentes das licenciaturas estudadas. As percepções emergiram por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e foram dissertadas em metatextos. Na tempestade de luz (MORAES; GALIAZZI, 2007), a interdisciplinaridade emergiu como uma perspectiva esporádica nas disciplinas ofertadas pelos cursos, sendo impulsionada pela falta de espaço-tempo específicos para o planejamento interdisciplinar dos docentes formadores.

Downloads

Publicado

30-10-2023

Como Citar

da Silva da Costa, A., Trombetta, F., & Maciel Ribeiro, M. E. (2023). Percepções sobre a interdisciplinaridade: tempestade de luz a partir de investigação em cursos de Licenciatura em Ciências Exatas e Ciências da Natureza no RS. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/413

Edição

Seção

Trabalhos Completos