Percepções sobre a interdisciplinaridade: tempestade de luz a partir de investigação em cursos de Licenciatura em Ciências Exatas e Ciências da Natureza no RS
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Ciências da Natureza, Licenciatura, Ciências ExatasResumo
A interdisciplinaridade é apresentada neste estudo como objeto de pesquisa em cursos de Licenciatura em Ciências Exatas e Ciências da Natureza. O problema norteador deste estudo buscou compreender de que maneira os cursos de Licenciatura em Ciências Exatas e em Ciências da Natureza de IES públicas no estado do Rio Grande do Sul realizam a abordagem interdisciplinar na formação inicial de professores. A pesquisa ocorreu por meio da análise dos dados obtidos em documentos como Projeto Pedagógico de Curso (PPC), entrevistas com coordenadores dos cursos, questionários aplicados com docentes e discentes das licenciaturas estudadas. As percepções emergiram por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e foram dissertadas em metatextos. Na tempestade de luz (MORAES; GALIAZZI, 2007), a interdisciplinaridade emergiu como uma perspectiva esporádica nas disciplinas ofertadas pelos cursos, sendo impulsionada pela falta de espaço-tempo específicos para o planejamento interdisciplinar dos docentes formadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.