Aplicação de uma Sequência Didática de Química Orgânica no Ensino Técnico na perspectiva CTS

Autores

  • Vanessa Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Camila Greff Passos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Sequência Didática, Química Orgânica, perspectiva CTS

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se um relato de experiência desenvolvida no Estágio de Docência em Ensino de Química I - D, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2021, em uma turma do 2º ano de Química do Curso Técnico em Mecânica integrado com o Ensino Médio, em uma escola técnica do Rio Grande do Sul. Foi elaborada e aplicada uma Sequência Didática para o ensino de Química Orgânica, partindo-se das temáticas combustíveis e polímeros, e os dados coletados durante este período são compostos por registros da estagiária no diário de campo, respostas dos questionários aplicados e pelas produções realizadas pelos estudantes. A análise dos dados coletados indica que a Sequência Didática desenvolvida contribuiu para a contextualização dos conteúdos, além de promover discussões e reflexões sobre a relação entre os conceitos de Química Orgânica com fatores sociais e tecnológicos dos combustíveis e dos polímeros.

Downloads

Publicado

23-10-2023

Como Citar

Souza, V., & Passos, C. (2023). Aplicação de uma Sequência Didática de Química Orgânica no Ensino Técnico na perspectiva CTS. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/404

Edição

Seção

Trabalhos Completos