RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE A TEMÁTICA “ESPORTES - OLIMPÍADA 2020” NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Autores

  • Bruna Grings UFRGS
  • Mauricius Selvero Pazinato
  • Camila Greff Passos

Palavras-chave:

Ensino de química orgânica, aprendizagem baseada em problemas, abordagem temática

Resumo

A Química está interligada com o esporte e vem desempenhando um papel fundamental nas mais diversas modalidades, através dos avanços científicos e tecnológicos que culminaram no surgimento de novas substâncias e materiais. A temática “Esportes - Olimpíadas 2020” no ensino de Química Orgânica, dentre das diversas possiblidades, pode ser desenvolvida a partir da metodologia de Resoluções de Problemas. Nesta perspectiva, este trabalho teve como objetivo relatar a aplicação da metodologia de resolução de problemas aliada a temática “Esportes - Olimpíadas 2020”, em aulas de Química Orgânica, que ocorreram no formato de ensino híbrido, no Ensino Médio. Os dados desta pesquisa foram coletados a partir de questionários e produção textual, sendo analisados através da técnica Análise de Conteúdo e do cálculo do ranking médio. Os resultados desta pesquisa indicam que a metodologia favoreceu a compreensão de conhecimentos científicos, em específico, de Química Orgânica e a relação com outras áreas do conhecimento.

Downloads

Publicado

20-10-2023

Como Citar

Grings, B., Selvero Pazinato, M., & Greff Passos, C. (2023). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE A TEMÁTICA “ESPORTES - OLIMPÍADA 2020” NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/378

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4