Sequência didática investigativa no Ensino de Química a partir da sustentabilidade
Palavras-chave:
Meio Ambiente. Alfabetização Científica. Ensino Médio Integrado.Resumo
Neste estudo, uma sequência didática investigativa foi aplicada no ensino de Química, explorando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, na disciplina de Meio Ambiente. Essa abordagem buscou promover a compreensão crítica dos ODS, destacando sua conexão com a Química e o meio ambiente. A sequência didática compreendeu três estágios: problematização inicial, organização e conhecimento, e aplicação. Durante essas etapas, os estudantes investigaram conceitos como sustentabilidade, agroecologia, biodiversidade e os ODS, relacionando-os aos princípios da Química. Os resultados revelaram o interesse dos alunos em temas como erradicação da pobreza, vida na água e igualdade de gênero, levando à proposição de projetos de extensão. Essa abordagem promoveu a compreensão de conceitos químicos, o pensamento crítico e a conscientização cidadã, capacitando os alunos a tomar decisões informadas e a se tornarem agentes de mudança comprometidos, enfatizando a importância da integração dos ODS no ensino de Química.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.