Sequência didática investigativa no Ensino de Química a partir da sustentabilidade

Autores

  • Daiane Netto UFRGS
  • João Ernesto Candido Pelisari UFMT
  • Marilisa Bialvo Hoffmann UFRGS

Palavras-chave:

Meio Ambiente. Alfabetização Científica. Ensino Médio Integrado.

Resumo

Neste estudo, uma sequência didática investigativa foi aplicada no ensino de Química, explorando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, na disciplina de Meio Ambiente. Essa abordagem buscou promover a compreensão crítica dos ODS, destacando sua conexão com a Química e o meio ambiente. A sequência didática compreendeu três estágios: problematização inicial, organização e conhecimento, e aplicação. Durante essas etapas, os estudantes investigaram conceitos como sustentabilidade, agroecologia, biodiversidade e os ODS, relacionando-os aos princípios da Química. Os resultados revelaram o interesse dos alunos em temas como erradicação da pobreza, vida na água e igualdade de gênero, levando à proposição de projetos de extensão. Essa abordagem promoveu a compreensão de conceitos químicos, o pensamento crítico e a conscientização cidadã, capacitando os alunos a tomar decisões informadas e a se tornarem agentes de mudança comprometidos, enfatizando a importância da integração dos ODS no ensino de Química.

Biografia do Autor

João Ernesto Candido Pelisari, UFMT

Professor da Educação Básica Sociologia - Seduc MT, doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea PPGECCO - UFMT

Downloads

Publicado

13-10-2023

Como Citar

Netto, D., Candido Pelisari, J. E., & Bialvo Hoffmann, M. (2023). Sequência didática investigativa no Ensino de Química a partir da sustentabilidade. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/369

Edição

Seção

Trabalhos Completos