A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DOS POLÍMEROS
UMA ABORDAGEM LÚDICA E ATIVA NAS AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA
Palavras-chave:
Polímero, Stop Motion, PlásticoResumo
Este relato de experiência refere-se à intervenção pedagógica (IP) realizada no estágio supervisionado, na disciplina de Química Orgânica no curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio. Buscou-se abordar o ensino de polímeros a partir de materiais poliméricos, de forma que os estudantes compreendessem suas aplicações no cotidiano e as implicações sociais, econômicas e ambientais de seu uso, numa abordagem CTSA. Os procedimentos metodológicos foram fundamentados nos três momentos pedagógicos, que contemplaram aspectos do percurso histórico, a classificação em sintéticos e naturais; a problematização da produção industrial e consumo de polímeros, a identificação dos monômeros e compreensão dos mecanismos de reação para a síntese de polímeros. Como recursos didáticos foram elaborados vídeos utilizando o stop motion para evidenciar os mecanismos de reação. A IP mostrou-se efetiva e significativa em relação ao engajamento e aprendizagem dos estudantes, favorecendo discussões de aspectos sociais, econômicos e ambientais relacionados ao estudo dos polímeros.
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Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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