A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DOS POLÍMEROS

UMA ABORDAGEM LÚDICA E ATIVA NAS AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA

Autores

  • Valeska Francener da Luz Instituto Federal Catarinense
  • Anelise Grünfeld de Luca Instituto Federal Catarinense

Palavras-chave:

Polímero, Stop Motion, Plástico

Resumo

Este relato de experiência refere-se à intervenção pedagógica (IP) realizada no estágio supervisionado, na disciplina de Química Orgânica no curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio. Buscou-se abordar o ensino de polímeros a partir de materiais poliméricos, de forma que os estudantes compreendessem suas aplicações no cotidiano e as implicações sociais, econômicas e ambientais de seu uso, numa abordagem CTSA. Os procedimentos metodológicos foram fundamentados nos três momentos pedagógicos, que contemplaram aspectos do percurso histórico, a classificação em sintéticos e naturais; a problematização da produção industrial e consumo de polímeros, a identificação dos monômeros e compreensão dos mecanismos de reação para a síntese de polímeros. Como recursos didáticos foram elaborados vídeos utilizando o stop motion para evidenciar os mecanismos de reação. A IP mostrou-se efetiva e significativa em relação ao engajamento e aprendizagem dos estudantes, favorecendo discussões de aspectos sociais, econômicos e ambientais relacionados ao estudo dos polímeros.

Downloads

Publicado

22-10-2023

Como Citar

da Luz, V. F., & de Luca, A. G. (2023). A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DOS POLÍMEROS: UMA ABORDAGEM LÚDICA E ATIVA NAS AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/289

Edição

Seção

Trabalhos Completos