Dicumba na Formação Docente em Química
influências e implicações
Palavras-chave:
Dicumba, Pibid/química, Formação DocenteResumo
A metodologia Dicumba envolve a conexão de conceitos químicos com temas de interesse dos alunos por intermédio da pesquisa como processo educativo; logo, esse trabalho visa analisar as potencialidades e os desafios que a Dicumba oferece como ferramenta pedagógica no ensino de Química. A pesquisa, de abordagem qualitativa e procedimento participante, foi conduzida no Subprojeto Pibid/Química em uma escola estadual de Curitiba/PR, com uma turma de 1º ano. A aplicação da Dicumba foi capaz de despertar o interesse dos alunos e desenvolver habilidades de pesquisa, pensamento crítico e argumentação, elementos destacados no diário de bordo via Observação. A correlação dos temas de interesse dos alunos permitiu aos pibidianos refinar habilidades de ensino e se preparar para uma atuação mais envolvente e comprometida em sala de aula. Em síntese, a Dicumba emerge como uma metodologia promissora para tornar o ensino de Química mais atrativo para os estudantes e formar professores qualificados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.