Dicumba na Formação Docente em Química

influências e implicações

Autores

  • Helena da Rosa Galeski Universidade Federal do Paraná
  • Matheus Henrique de Lima UFPR
  • João Vitor Barbosa da Silva UFPR
  • Victor Matheus Dahmer UFPR
  • Everton Bedin UFPR

Palavras-chave:

Dicumba, Pibid/química, Formação Docente

Resumo

A metodologia Dicumba envolve a conexão de conceitos químicos com temas de interesse dos alunos por intermédio da pesquisa como processo educativo; logo, esse trabalho visa analisar as potencialidades e os desafios que a Dicumba oferece como ferramenta pedagógica no ensino de Química. A pesquisa, de abordagem qualitativa e procedimento participante, foi conduzida no Subprojeto Pibid/Química em uma escola estadual de Curitiba/PR, com uma turma de 1º ano. A aplicação da Dicumba foi capaz de despertar o interesse dos alunos e desenvolver habilidades de pesquisa, pensamento crítico e argumentação, elementos destacados no diário de bordo via Observação. A correlação dos temas de interesse dos alunos permitiu aos pibidianos refinar habilidades de ensino e se preparar para uma atuação mais envolvente e comprometida em sala de aula. Em síntese, a Dicumba emerge como uma metodologia promissora para tornar o ensino de Química mais atrativo para os estudantes e formar professores qualificados.

Downloads

Publicado

19-10-2023

Como Citar

Galeski, H. da R., Lima, M. H. de ., Silva, J. V. B. da ., Dahmer, V. M. ., & Bedin, E. (2023). Dicumba na Formação Docente em Química: influências e implicações. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/284

Edição

Seção

Trabalhos Completos