Atividades Experimentais de Química no Contexto do Ensino Remoto

Autores

  • Fabiane Nunes da Silva IFRS - Campus Porto Alegre
  • Aline Grunewald Nichele

Palavras-chave:

laboratório de química, ensino remoto, tecnologias digitais

Resumo

Devido à pandemia de Covid-19, interessantes estratégias foram criadas pelos professores para promover experimentos de química em ambientes que não eram laboratórios das instituições de ensino. A partir deste cenário, o objetivo deste trabalho foi identificar as estratégias de ensino de química que foram utilizadas para desenvolver atividades de laboratório no contexto do ensino remoto. Para isto, foi realizada pesquisa bibliográfica, no "Journal of Chemical Education", em todas as suas publicações de 2020, 2021 e 2022. Foram selecionados 14 artigos. A análise dos trabalhos permitiu identificar interessantes alternativas para o desenvolvimento das atividades experimentais de química. Elas envolveram: a utilização de kits individuais elaborados pelo professor e enviados à casa dos alunos para realização de experimentos; o uso de utensílios domésticos; a utilização de materiais adquiridos em supermercados, farmácias e papelarias associados a atividades mediadas por aplicativos para o ensino de química. Neste texto, relatamos essas atividades.

Downloads

Publicado

10-10-2023

Como Citar

da Silva, F. N., & Grunewald Nichele, A. (2023). Atividades Experimentais de Química no Contexto do Ensino Remoto. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/257

Edição

Seção

Trabalhos Completos