A Rede de Educação Química (REDEQ) surge de conversações entre diferentes sujeitos que têm atuado na Educação Química e que têm evidenciado a necessidade de expandir as articulações e cooperações entre grupos e pesquisas.
Oficializada durante reunião final no 37º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ), ocorrido em 2017 na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), visa ser uma rede à qual se associam e integram diferentes sujeitos cujo núcleo comum está na elaboração de trabalhos, pesquisas, estudos, discussões, vivências e outras ações que têm por mote a Educação Química, cujos objetivos estejam alinhados à ampliação das articulações entre os sujeitos, entre grupos de pesquisa, no compartilhamento de investigações, na integração de objetos comuns de estudo e no estabelecimento de parcerias e cooperações.
Entende-se, nesse sentido, a noção de Educação Química como um modo de se pensar, agir, produzir, reflexionar, portar-se e desenvolver-se num campo educativo que assume uma função importante à Química, área de saberes e conhecimentos que, cada vez mais, na atualidade, tem papel de produtora e transformadora do mundo e dos sujeitos. Seja por meio da sua linguagem, da sua abstração, dos efeitos sobre a materialidade, das novas proposições ou das tradições históricas e outras mais, a relação entre o campo da Química e os modos de pensá-la junto de ambientes educativos (formais e não-formais) é o ponto que coordena e articula os sujeitos participantes da Rede.
Por princípio, a REDEQ visa a integração de quaisquer sujeitos que, articulados ao núcleo comum acima descrito, queiram partilhar suas experiências e ações. Não limitada à fronteira brasileira, assume que colegas de países como Uruguai e Argentina, dentre outros, têm muito a colaborar e contribuir com as discussões. Não excludente, também assume o compromisso de articulação com outras redes e associações congêneres e centradas em temáticas próximas.
ORGANIZAÇÃO
Ainda em construção, atualmente a REDEQ conta com quatro coordenadores gerais pró-tempore: Aline Dorneles (FURG), Bruno Pastoriza (UFPel), Fábio Sangiogo (UFPel) e Marcus Ribeiro (IFSUL). As decisões, ações, proposições da REDEQ, nesse primeiro ano de criação passam por esse colegiado de coordenadores, que contam também com assessoria de Maria do Carmo Galiazzi (FURG).
A tarefa principal desse modelo de organização é implantar na REDEQ um modelo de administração coletiva e colaborativa. A coordenação pró-tempore tem a tarefa de atuar na expansão da Rede, agregando outros sujeitos e congregando-os em uma participação ativa na REDEQ.
FUNCIONAMENTO
Conforme definido na reunião final do 37º EDEQ, a REDEQ terá uma reunião geral anual, a qual ocorrerá em algum espaço do EDEQ, na mesma cidade-sede.
Essa reunião terá por objetivos principais o estabelecimento de diretrizes administrativas e organizacionais, revisadas pelos integrantes cadastrados na Rede, bem como objetivos educativos, propostos e discutidos coletivamente pelos integrantes da Rede e pela coordenação geral.
A REDEQ também tem realizado seminários on-line durante sua ação. É possível acompanhá-los via YouTube, na página REDEQ, assim como inscrever-se no sistema even3.com.br/redeq para receber as notícias, datas e certificados dos seminários.
Vincule-se
Para se inserir na REDEQ, envie um email com o título "Cadastro REDEQ" com seus dados (nome, formação, instituição, contato telefônico e de WhatsApp e endereço) para redeq@edeq.com.br. Assim que possível lhe enviaremos uma mensagem por e-mail ou WhatsApp confirmando seu cadastro.
Complementarmente, cadastre-se no sistema even3.com.br/redeq para ficar por dentro de todas nossas ações.