Contribuições Acadêmicas sobre o Conhecimento Didático do Conteúdo

Uma Revisão no Contexto Brasileiro

Autores

  • Camila Litchina Brasil UFPEL
  • Vitória Schiavon da Silva UFPEL
  • Paulo Henrique Guadagnini UNIPAMPA

Palavras-chave:

Conhecimento didático do conteúdo, Formação docente, Estratégias pedagógicas

Resumo

Este estudo explora o Conhecimento Didático do Conteúdo (CDC) como um elemento essencial para a prática pedagógica, especialmente no contexto educacional brasileiro. Através de uma revisão sistemática de teses e dissertações, foram analisadas as contribuições do CDC para a formação inicial e continuada dos professores, a integração de tecnologias e metodologias ativas, e a adaptação do ensino ao contexto sociocultural dos alunos. Os resultados destacam a importância de um CDC flexível e em constante evolução, capaz de responder às demandas contemporâneas, contribuindo para a aprendizagem significativa dos alunos.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Litchina Brasil, C., Schiavon da Silva, V. ., & Paulo Henrique Guadagnini, P. (2024). Contribuições Acadêmicas sobre o Conhecimento Didático do Conteúdo: Uma Revisão no Contexto Brasileiro. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–9. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/632

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)