Modelos Atômicos não convencionais e as interfaces com o Ensino de Química

Autores

  • Alice Gaier Viario UFRGS
  • Karenina Teixeira de Menezes Universidade Federal de Pelotas
  • Vitória Schiavon da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Alessandro Cury Soares Universidade Federal de Pelotas
  • Bruno os Santos Pastoriza Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Modelos Atômicos, Epistemologia, Ensino de Química

Resumo

O que há na estrutura do átomo? Conhecemos um percurso para a estrutura da matéria que traz, quase sempre, as mesmas figuras: John Dalton, Joseph Thomson, Ernest Rutherford, Niels Bohr e, em alguns casos, Erwin Schrodinger, Werner Heisenberg e Louis de Broglie. Será que somente esses cientistas propuseram suas teorias para a estrutura e propriedades do átomo? Portanto, o objetivo deste minicurso é apresentar um percurso para a construção do conceito de Estrutura da Matéria explorando diversos Modelos Atômicos não tão convencionais; Buscar interfaces com a área do Ensino de Química a partir dos modelos apresentados.

A história dos modelos atômicos é muito ampla, e diversas propostas não convencionais podem ser exploradas junto das demais - efetivamente, temos mais de 30 delas. Antes de Schrodinger, Sommerfeld e John Nicholson já haviam proposto soluções  com a química quântica para o átomo, assim como  algumas propostas previam o átomo contendo espaços vazios entre a porção positiva e negativa, similar a Rutherford Até mesmo imagens já haviam sido propostas para os átomos pelos Teosofistas. Essas várias ideias, apesar de serem ou não modelos válidos para o entendimento de outros conceitos químicos, apresentam relevância para pensar a construção do conhecimento científico a partir da ferramenta da Filosofia da Ciência. Com isso, ponderar outros modelos atômicos pode ampliar horizontes para o Ensino de Química. Portanto, este minicurso tem por objetivo abordar modelos atômicos não convencionais, contemplando os principais pontos de cada um, além de buscar possibilidades para o Ensino de Química, tanto no conceito de estrutura da matéria quanto em outros. O universo atômico será explorado, bem como as ideias de diversos pesquisadores que se dedicaram a pensá-lo, para que possamos conhecer e refletir a Ciência a partir da História e a Filosofia, para construir no Ensino de Química caminhos que estimulem também os estudantes. Para tal, a metodologia consiste em exposição dialogada entre participantes e ministrantes, bem como o desenvolvimento de atividades interativas para dinamização do conteúdo abordado no cotidiano do Ensino de Química.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Gaier Viario, A., Teixeira de Menezes, K., Schiavon da Silva, V., Cury Soares, A., & os Santos Pastoriza, B. (2024). Modelos Atômicos não convencionais e as interfaces com o Ensino de Química. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–2. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/449

Edição

Seção

Mini-Cursos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>