Modelos Atômicos não convencionais e as interfaces com o Ensino de Química
Palavras-chave:
Modelos Atômicos, Epistemologia, Ensino de QuímicaResumo
O que há na estrutura do átomo? Conhecemos um percurso para a estrutura da matéria que traz, quase sempre, as mesmas figuras: John Dalton, Joseph Thomson, Ernest Rutherford, Niels Bohr e, em alguns casos, Erwin Schrodinger, Werner Heisenberg e Louis de Broglie. Será que somente esses cientistas propuseram suas teorias para a estrutura e propriedades do átomo? Portanto, o objetivo deste minicurso é apresentar um percurso para a construção do conceito de Estrutura da Matéria explorando diversos Modelos Atômicos não tão convencionais; Buscar interfaces com a área do Ensino de Química a partir dos modelos apresentados.
A história dos modelos atômicos é muito ampla, e diversas propostas não convencionais podem ser exploradas junto das demais - efetivamente, temos mais de 30 delas. Antes de Schrodinger, Sommerfeld e John Nicholson já haviam proposto soluções com a química quântica para o átomo, assim como algumas propostas previam o átomo contendo espaços vazios entre a porção positiva e negativa, similar a Rutherford Até mesmo imagens já haviam sido propostas para os átomos pelos Teosofistas. Essas várias ideias, apesar de serem ou não modelos válidos para o entendimento de outros conceitos químicos, apresentam relevância para pensar a construção do conhecimento científico a partir da ferramenta da Filosofia da Ciência. Com isso, ponderar outros modelos atômicos pode ampliar horizontes para o Ensino de Química. Portanto, este minicurso tem por objetivo abordar modelos atômicos não convencionais, contemplando os principais pontos de cada um, além de buscar possibilidades para o Ensino de Química, tanto no conceito de estrutura da matéria quanto em outros. O universo atômico será explorado, bem como as ideias de diversos pesquisadores que se dedicaram a pensá-lo, para que possamos conhecer e refletir a Ciência a partir da História e a Filosofia, para construir no Ensino de Química caminhos que estimulem também os estudantes. Para tal, a metodologia consiste em exposição dialogada entre participantes e ministrantes, bem como o desenvolvimento de atividades interativas para dinamização do conteúdo abordado no cotidiano do Ensino de Química.
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Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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