Vivências e reflexões de uma professora em formação inicial

o ensinar e aprender Ciências

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação de Professores, Constituição Docente

Resumo

Este trabalho aborda uma experiência vivenciada por uma professora em formação inicial durante o Estágio Curricular Supervisionado: Ciências no Ensino Fundamental, realizado em uma escola pública no interior do Rio Grande do Sul, tendo como foco as reflexões relacionadas as práticas educativas em sala de aula, mais em específico máquinas simples. O principal objetivo ao se trabalhar os tipos de Máquinas é que os estudantes consigam compreender como estas funcionam e de que maneira facilitam o trabalho humano. Para sintetizar a experiência vivenciada, ressaltamos a importância dos estágios na formação inicial de professores, uma vez que trata-se de uma experiência desafiadora e única, a qual marca a constituição docente, possibilitando colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, conhecer o cotidiano escolar e fortalecer a importância de se planejar e preparar antes de entrar em sala de aula.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Hoffmann, S., Matos Uhmann, . R. I., & Ayres dos Santos, R. (2024). Vivências e reflexões de uma professora em formação inicial: o ensinar e aprender Ciências. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–7. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/622

Edição

Seção

Trabalhos Completos