Plantas Medicinais

O que se mostra nos eventos de ensino de química no período de 2014 a 2023.

Autores

  • Júlia Santos Hamed Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Renata Hernandez Lindemann Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Plantas Medicinais, PMs, Ensino de Química

Resumo

A utilização de plantas medicinais (PMs) como recurso didático tem potencial para contextualizar conceitos complexos na química. Este estudo investiga a abordagem nas publicações sobre o tema nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e do Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) entre 2014 e 2023, analisando 11 trabalhos que mencionam “Plantas Medicinais”. A maioria das publicações foca no ensino médio, com destaque para o ENEQ de 2016, que apresentou o maior número de trabalhos. As regiões Sul e Norte se destacam em representatividade, enquanto o Centro-Oeste carece de estudos. Apesar do tema ter sido pouco explorado nos eventos, os resultados sugerem que a abordagem pode tornar o ensino de Química mais dinâmico, conectando conteúdos à realidade dos alunos. A integração das PMs pode facilitar a aprendizagem e despertar o interesse dos estudantes pela aplicação da química na saúde e na vida cotidiana.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Santos Hamed, J., & Hernandez Lindemann, R. (2024). Plantas Medicinais: O que se mostra nos eventos de ensino de química no período de 2014 a 2023. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–10. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/561

Edição

Seção

Trabalhos Completos

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