Plantas Medicinais
O que se mostra nos eventos de ensino de química no período de 2014 a 2023.
Palavras-chave:
Plantas Medicinais, PMs, Ensino de QuímicaResumo
A utilização de plantas medicinais (PMs) como recurso didático tem potencial para contextualizar conceitos complexos na química. Este estudo investiga a abordagem nas publicações sobre o tema nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e do Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) entre 2014 e 2023, analisando 11 trabalhos que mencionam “Plantas Medicinais”. A maioria das publicações foca no ensino médio, com destaque para o ENEQ de 2016, que apresentou o maior número de trabalhos. As regiões Sul e Norte se destacam em representatividade, enquanto o Centro-Oeste carece de estudos. Apesar do tema ter sido pouco explorado nos eventos, os resultados sugerem que a abordagem pode tornar o ensino de Química mais dinâmico, conectando conteúdos à realidade dos alunos. A integração das PMs pode facilitar a aprendizagem e despertar o interesse dos estudantes pela aplicação da química na saúde e na vida cotidiana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.