A temática Agrotóxicos como Controvérsia Sociocientífica na educação básica

o debate contribui para a formação cidadã?

Autores

Palavras-chave:

Cidadania, Criticidade, Ação extensionista

Resumo

O trabalho compromete-se com a formação de cidadãos, reconhecendo o Ensino de Ciências como campo de discussões científico-tecnológicas, totalmente articulado a outras dimensões, tais como política, econômica e cultural. Nesse sentido, a partir de uma ação extensionista voltada à educação básica, objetivou-se propor o debate sobre Agrotóxicos enquanto uma Controvérsia Sociocientífica, a fim de fomentar a formação cidadã do ponto de vista crítico-reflexivo e argumentativo. Três escolas públicas da cidade de XXXX, uma de nível fundamental e duas de nível médio, receberam as atividades. Os dados foram analisados via Análise Textual Discursiva e três categorias foram obtidas. Discute-se aqui uma delas: Uma formação cidadã pressupõe pensar criticamente sobre realidades distintas. Constatou-se que a abordagem estimulou nos estudantes um interesse maior por conta da possibilidade de debate e a formulação e defesa dos argumentos mobilizou um espírito crítico e de posicionamento para o exercício da cidadania.

Biografia do Autor

Aline Jaime Leal, Instituto Federal Sul-rio-grandense/Professora EBTT

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2018) e professora do Instituto Federal Sul-riograndense, câmpus Bagé. Possui mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2007).

Márcia von Frühauf Firme, Universidade Federal do Pampa/Professora adjunta

Doutora e mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, graduada em Ciências Habilitação Química pela FURG . Atuou como professora de Ciências e de Química na Educação Básica. Atualmente professora adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA onde coordenou o subprojeto PIBID/Química,colaborou na formação do PACTO pelo Fortalecimento do Ensino Médio da UNIPAMPA , atuou como docente orientadora no Programa Residência Pedagógica e atualmente coordena o PIBID núcleo Física e Química.

Renata Hernandez Lindemann, Universidade Federal do Pampa/Professora associada Nível III

Possui graduação em Licenciatura Química Habilitação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (2002), mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é colaborador da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química e professora associada, Nível III, da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, formação de professores, ensino de ciências, construção de conhecimento profissional e educação do campo. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA/registrado no Diretório de Grupos do CNPq), que apresenta uma perspectiva inter e transdisciplinar.

Pablo Andrei Nogara, Instituto Federal Sul-rio-grandense/Professor EBTT

Possui graduação em Química Licenciatura Plena (2014) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com intercâmbio acadêmico na modalidade SWG do CNPq na Universidad de Oviedo (Espanha), bacharelado em Química Industrial, e mestrado em Química Orgânica. Doutor em Bioquímica (UFSM - 2020), com período sanduíche na Università degli Studi di Padova (Itália) através do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt/CAPES). Tem experiência na área de modelagem molecular (docking, modelagem por homologia, cálculos DFT e semi-empíricos), ensaios in silico e in vitro na triagem de compostos naturais e sintéticos com potencial terapêutico (utilizando como alvos metaloproteínas (delta-aminolevulinato desidratase e metalotioneína), selenoenzimas (GPx e TrxR), colinesterases (acetilcolinesterase e butirilcolinesterase), e proteases virais (Mpro e PLpro), e em síntese orgânica. Participa de atividades na área de Educação e Ensino, especialmente no ensino de Bioquímica e de Ciências. Professor EBTT do IFSul campus Bagé, lecionando nos cursos técnicos integrados de Agropecuária, Informática e Meio Ambiente, e nos cursos superiores de Engenharia Agronômica e Tecnologia em Alimentos. Atua principalmente na compreensão dos mecanismos de inibição enzimática de compostos orgânicos de selênio e mercúrio, no entendimento das interações entre ligantes e receptores do SARS-CoV-2, e no design de novos compostos sintéticos com potencial farmacológico, através do Programa CAPES-EPIDEMIAS (Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias).

André de Azambuja Maraschin, Instituto Federal Sul-rio-grandense/Professor EBTT-substituto

Licenciado em Química e Mestre em Ensino pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação, em Gestão Escolar e em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior (INCLUSIVE) e do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (G.A.M.A). Atualmente é professor EBTT-substituto de Química no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

Downloads

Publicado

26-12-2024

Como Citar

Gonçalves Feijó, P., Jaime Leal, A., Rodrigues Sousa Oliveira, J., von Frühauf Firme, M., Hernandez Lindemann, R., Nogara, P. A., & de Azambuja Maraschin, A. (2024). A temática Agrotóxicos como Controvérsia Sociocientífica na educação básica: o debate contribui para a formação cidadã?. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–10. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/531

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>