A temática Agrotóxicos como Controvérsia Sociocientífica na educação básica
o debate contribui para a formação cidadã?
Palavras-chave:
Cidadania, Criticidade, Ação extensionistaResumo
O trabalho compromete-se com a formação de cidadãos, reconhecendo o Ensino de Ciências como campo de discussões científico-tecnológicas, totalmente articulado a outras dimensões, tais como política, econômica e cultural. Nesse sentido, a partir de uma ação extensionista voltada à educação básica, objetivou-se propor o debate sobre Agrotóxicos enquanto uma Controvérsia Sociocientífica, a fim de fomentar a formação cidadã do ponto de vista crítico-reflexivo e argumentativo. Três escolas públicas da cidade de XXXX, uma de nível fundamental e duas de nível médio, receberam as atividades. Os dados foram analisados via Análise Textual Discursiva e três categorias foram obtidas. Discute-se aqui uma delas: Uma formação cidadã pressupõe pensar criticamente sobre realidades distintas. Constatou-se que a abordagem estimulou nos estudantes um interesse maior por conta da possibilidade de debate e a formulação e defesa dos argumentos mobilizou um espírito crítico e de posicionamento para o exercício da cidadania.
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Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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