Estudo de revisão sistemática sobre as TIC no ensino de química para inclusão de alunos com deficiência

Autores

  • Daiane Soares Porto Universidade Federal do Pampa
  • Amélia Rota Borges de Bastos
  • Márcia Von Frühauf Firme

Palavras-chave:

Ensino de Química, Inclusão, TIC

Resumo

O estudo, do tipo revisão sistemática, buscou mapear trabalhos com enfoque no  Ensino de Química na perspectiva inclusiva que utilizassem  recursos de tecnologia da informação e comunicação e tecnologia assistiva. A coleta de dados ocorreu no portal Capes, Google Acadêmico e eventos científicos, tais como, ENEQ (Encontro Nacional de Ensino de Química), EDEQ (Encontro de Debates sobre o Ensino de Química), SBQ (Sociedade Brasileira de Química) e na revista QNEsc (Química Nova na Escola). O estudo  envolveu um recorte temporal entre os anos de 2016 a 2021. Os resultados da investigação demonstraram a recenticidade do tema no âmbito do ensino de química. Os trabalhos identificados sobre a temática em investigação envolvem softwares, aplicativos, recursos de áudio e vídeo, utilizados como mediadores dos conceitos  químicos. Dentre estes recursos, o que mostrou-se em maior número, são os aplicativos.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Soares Porto, D., Rota Borges de Bastos, A., & Von Frühauf Firme, M. (2024). Estudo de revisão sistemática sobre as TIC no ensino de química para inclusão de alunos com deficiência. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–10. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/486

Edição

Seção

Trabalhos Completos