Explorando a Extração de Óleos Essenciais: Uma Abordagem Prática em um Clube de Ciências

Autores

  • Ana Helena Carlos Brittes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Prof. Dr. José Vicente Lima Robaina

Palavras-chave:

Espaço não-formal, destilação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino desenvolvida em um clube de ciências com a colaboração de professores de química e biologia, em um colégio da rede privada de Bagé/RS. A atividade envolve alunos clubistas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, no estudo dos óleos essenciais, suas propriedades terapêuticas e medicinais, além da prática da extração do óleo essencial de laranja através da destilação por arraste à vapor. A análise desta abordagem pedagógica visa promover o aprendizado de forma ativa e envolve os alunos diretamente no processo de construção do conhecimento por meio do experimento e da manipulação de materiais de laboratório. Os alunos desenvolvem, no clube de ciências, habilidades como o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe, que são aspectos importantes para uma metodologia diferenciada em um espaço não-formal de ensino.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Carlos Brittes, A. H., & Lima Robaina, J. V. . (2024). Explorando a Extração de Óleos Essenciais: Uma Abordagem Prática em um Clube de Ciências. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–7. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/544

Edição

Seção

Trabalhos Completos