Explorando a Extração de Óleos Essenciais: Uma Abordagem Prática em um Clube de Ciências
Palavras-chave:
Espaço não-formal, destilaçãoResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino desenvolvida em um clube de ciências com a colaboração de professores de química e biologia, em um colégio da rede privada de Bagé/RS. A atividade envolve alunos clubistas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, no estudo dos óleos essenciais, suas propriedades terapêuticas e medicinais, além da prática da extração do óleo essencial de laranja através da destilação por arraste à vapor. A análise desta abordagem pedagógica visa promover o aprendizado de forma ativa e envolve os alunos diretamente no processo de construção do conhecimento por meio do experimento e da manipulação de materiais de laboratório. Os alunos desenvolvem, no clube de ciências, habilidades como o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe, que são aspectos importantes para uma metodologia diferenciada em um espaço não-formal de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.