Explorando a Química e a Botânica em Clubes de Ciências
Extração de Óleo Essencial, Microscopia e Herbário
Palavras-chave:
clubes de ciencias, ensino de química e biologia, experimentaçãoResumo
Este minicurso visa explorar as potencialidades dos clubes de ciências como ferramenta para ensinar conceitos de química e biologia de maneira prática e envolvente. Os clubes de ciências são considerados espaços de construção do conhecimento, no qual os educandos aprendem conceitos científicos, sendo um momento de reflexão e troca de saberes entre os pares (Rosa, Rodrigues e Robaina, 2021). Além disso, os clubes de ciências auxiliam o desenvolvimento do ensino de ciências e proporcionam a investigação através do Ensino por Investigação (Robaina, 2022). Neste minicurso focaremos especificamente na extração de óleo essencial de laranja através da destilação por arraste, uma atividade que combina teoria e experimentação, além disso serão confeccionadas lâminas da casca da laranja para a visualização das vesículas armazenadoras de óleo e a confecção de uma exsicata.
Objetivos: i) Apresentar a importância dos clubes de ciências como espaços não formais para a exploração prática e investigativa dos conceitos científicos, ii) Explorar a Química da Extração de Óleo Essencial, destacando os métodos de destilação por arraste como uma técnica acessível e educativa, iii) Demonstrar Procedimentos Experimentais através da microscopia e confecção de uma exsicata, iv) Promover a Interdisciplinaridade entre a química da extração de óleo essencial e outras disciplinas, como biologia (estudo das plantas produtoras de óleos essenciais).
O minicurso será estruturado em duas partes principais: Parte Teórica: Apresentação dos Clubes de Ciências e suas potencialidades. Parte Prática: Realização do experimento de extração de óleo essencial de laranja, preparação de lâminas com material vegetal para a visualização no microscópio óptico e passo a passo para a confecção de uma exsicata. Espera-se que os participantes adquiram habilidades para implementar atividades práticas em seus próprios clubes de ciências, fortalecendo o interesse dos alunos pela química e a biologia de maneira geral. Além disso, o curso visa incentivar a interação entre teoria e prática, contribuindo para uma alfabetização científica mais dinâmica e contextualizada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.