Reservatório de saberes no estágio docente

explorando movimentos formativos de uma Licenciatura em Química

Autores

Palavras-chave:

estágio de docência, formação docente, saberes docentes

Resumo

Este trabalho investiga o estágio de docência de um curso de Licenciatura em Química. A pesquisa desenvolvida é qualitativa /documental e busca evidenciar os saberes docentes constituídos nessa etapa formativa, que abrangeu observação e regência de classe protagonizadas por um estudante, em uma escola pública de ensino técnico. Foi realizada análise de conteúdo do corpus textual. Os resultados obtidos e análises apresentadas indicam que, apesar de possuir saberes da tradição pedagógica construídos ao longo de sua trajetória de vida, o estagiário conseguiu participar e estabelecer movimentos formativos que provocaram a expansão de seu reservatório de saberes (disciplinares, curriculares, das Ciências da Educação, experienciais e da ação pedagógica). Os resultados convergem com o movimento acadêmico que assinala a relevância da divulgação/ validação da jurisprudência didática privada de professores, considerando sua relação com os programas escolares, com os conteúdos conceituais a serem ensinados e com os conhecimentos teóricos produzidos nas universidades.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Diehl, M. E. G. ., & Fonseca, C. V. (2024). Reservatório de saberes no estágio docente: explorando movimentos formativos de uma Licenciatura em Química. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–12. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/530

Edição

Seção

Trabalhos Completos