Reservatório de saberes no estágio docente
explorando movimentos formativos de uma Licenciatura em Química
Palavras-chave:
estágio de docência, formação docente, saberes docentesResumo
Este trabalho investiga o estágio de docência de um curso de Licenciatura em Química. A pesquisa desenvolvida é qualitativa /documental e busca evidenciar os saberes docentes constituídos nessa etapa formativa, que abrangeu observação e regência de classe protagonizadas por um estudante, em uma escola pública de ensino técnico. Foi realizada análise de conteúdo do corpus textual. Os resultados obtidos e análises apresentadas indicam que, apesar de possuir saberes da tradição pedagógica construídos ao longo de sua trajetória de vida, o estagiário conseguiu participar e estabelecer movimentos formativos que provocaram a expansão de seu reservatório de saberes (disciplinares, curriculares, das Ciências da Educação, experienciais e da ação pedagógica). Os resultados convergem com o movimento acadêmico que assinala a relevância da divulgação/ validação da jurisprudência didática privada de professores, considerando sua relação com os programas escolares, com os conteúdos conceituais a serem ensinados e com os conhecimentos teóricos produzidos nas universidades.
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Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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