Narrativas (auto)biográficas e estágio de docência

aspectos emergentes de um memorial de formação no contexto da Licenciatura em Química/UFRGS

Autores

  • Carlos Ventura Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Estágio de docência, Formação docente, Narrativas (auto)biográficas

Resumo

Investiga-se o memorial de formação produzido por um estagiário de docência de um curso de Licenciatura em Química. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e documental que objetivou identificar aspectos biográficos e formativos relacionados à docência e a possível contribuição do processo de escrita do documento mencionado para a formação do licenciando. A análise de conteúdo do texto foi adotada como técnica interpretativa. Foram constatados trechos textuais que caracterizaram as seguintes categorias: trajetória escolar e acadêmica; proximidade com o ensino de Química; olhar para os contextos; escolha pelo ensino de Química; visão sobre o currículo escolar; resgate do professor. O sujeito/autor/narrador/estagiário demonstrou aderência identitária crítica ao magistério, entendendo problemas contextuais e mostrando percepção sobre o caráter coletivo das ações desse grupo profissional, na sociedade contemporânea. Tais elementos, em diferentes cenários, podem ser conectados aos aprendizados inseridos no escopo do estágio de docência, tal como o que foi retratado neste trabalho.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Fonseca, C. V. (2024). Narrativas (auto)biográficas e estágio de docência: aspectos emergentes de um memorial de formação no contexto da Licenciatura em Química/UFRGS. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–10. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/529

Edição

Seção

Trabalhos Completos