Análise de uma Sequência Didática em STEM Education
Princípios da Educação Ambiental Crítica
Palavras-chave:
Ensino de Química, STEM Education, Educação Ambiental CríticaResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar uma Sequência Didática (SD) construída no contexto de um Curso de Extensão, fundamentada nas concepções teóricas da Educação STEM (sigla inglesa para Science, Technology, Engineering and Mathematics) articulada a temática de “Polímeros e Biopolímeros” e aplicada na Educação Básica, de nível médio e técnico. A investigação explorou a adequação e proximidade deste material com os Princípios da Educação Ambiental Crítica (EAC), através dos Indicadores e Parâmetros, propostos por Luz e Tonso (2015). O estudo pautou-se em uma pesquisa qualitativa alicerçada na análise documental. Os resultados obtidos demonstraram que a SD contempla de maneira significativa os Indicadores e Parâmetros da EAC e evidenciam a relevância e urgência de abordagens firmadas em temas socioambientais no ensino de Química, uma vez que isso torna as aulas mais contextualizadas, aproximando os estudantes a esses debates e incentivando-os a se engajarem com as problemáticas sociais e ambientais que os cercam.
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Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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