Análise de uma Sequência Didática em STEM Education

Princípios da Educação Ambiental Crítica

Autores

  • Aline Sobierai Ponzoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aline Lima dos Anjos
  • Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro
  • Camila Greff Passos

Palavras-chave:

Ensino de Química, STEM Education, Educação Ambiental Crítica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar uma Sequência Didática (SD) construída no  contexto de um Curso de Extensão, fundamentada nas concepções teóricas da Educação STEM (sigla inglesa para Science, Technology, Engineering and Mathematics) articulada a temática de “Polímeros e Biopolímeros” e aplicada na Educação Básica, de nível médio e técnico. A investigação explorou a adequação e proximidade deste material com os Princípios da Educação Ambiental Crítica (EAC), através dos Indicadores e Parâmetros, propostos por Luz e Tonso (2015). O estudo pautou-se em uma pesquisa qualitativa alicerçada na análise documental. Os resultados obtidos demonstraram que a SD contempla de maneira significativa os Indicadores e Parâmetros da EAC e evidenciam a relevância e urgência de abordagens firmadas em temas socioambientais no ensino de Química, uma vez que isso torna as aulas mais contextualizadas, aproximando os estudantes a esses debates e incentivando-os a se engajarem com as problemáticas sociais e ambientais que os cercam.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Sobierai Ponzoni, A., Lima dos Anjos, A., das Chagas de Azevedo Ribeiro, D., & Greff Passos, C. (2024). Análise de uma Sequência Didática em STEM Education: Princípios da Educação Ambiental Crítica. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–11. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/526

Edição

Seção

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