Princípios da Educação Ambiental Crítica

análise de uma Sequência Didática em STEM Education

Autores

  • Aline Lima dos Anjos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aline Sobierai Ponzoni
  • Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro
  • Camila Greff Passos

Palavras-chave:

Ensino de Química, STEM Education, Educação Ambiental Crítica

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar e classificar uma Sequência Didática (SD), elaborada conforme a metodologia STEM (sigla do inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics), segundo os Parâmetros e Indicadores da Educação Ambiental Crítica (EAC), criadas por Luz e Tonso (2015). A SD foi estruturada para ser aplicada, de maneira remota, em um curso de extensão intitulado: “Oficina de extensão: polímeros e biopolímeros na química utilizando uma abordagem STEM” para estudantes de ensino médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS. Realizou-se uma análise documental, avaliando quais indicadores e parâmetros foram contemplados. Os resultados evidenciaram grande proximidade do material produzido com os parâmetros da EAC, demonstrando que as atividades planejadas e desenvolvidas, bem como as discussões realizadas permitiram conceber a construção de perspectivas mais críticas das questões socioambientais que cercam o cotidiano de todos os sujeitos.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Lima dos Anjos, A., Sobierai Ponzoni , A., das Chagas de Azevedo Ribeiro, D. ., & Greff Passos , C. (2024). Princípios da Educação Ambiental Crítica: análise de uma Sequência Didática em STEM Education. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–12. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/515

Edição

Seção

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