Princípios da Educação Ambiental Crítica
análise de uma Sequência Didática em STEM Education
Palavras-chave:
Ensino de Química, STEM Education, Educação Ambiental CríticaResumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar e classificar uma Sequência Didática (SD), elaborada conforme a metodologia STEM (sigla do inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics), segundo os Parâmetros e Indicadores da Educação Ambiental Crítica (EAC), criadas por Luz e Tonso (2015). A SD foi estruturada para ser aplicada, de maneira remota, em um curso de extensão intitulado: “Oficina de extensão: polímeros e biopolímeros na química utilizando uma abordagem STEM” para estudantes de ensino médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS. Realizou-se uma análise documental, avaliando quais indicadores e parâmetros foram contemplados. Os resultados evidenciaram grande proximidade do material produzido com os parâmetros da EAC, demonstrando que as atividades planejadas e desenvolvidas, bem como as discussões realizadas permitiram conceber a construção de perspectivas mais críticas das questões socioambientais que cercam o cotidiano de todos os sujeitos.
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Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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