Ações de Educação Ambiental

visões profissionais e realidades institucionais

Autores

  • Carlos Alberto Soares dos Santos Filho
  • Morgana Welke Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Mobilização Comunitária, Ações Intitucionais, Sustentabilidade

Resumo

Este estudo buscou investigar como diferentes profissionais compreendem as ações de Educação Ambiental (EA) nas instituições em que atuam. Para isso, no âmbito de uma disciplina de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, foi realizada uma pesquisa utilizando um questionário semi estruturado na plataforma Google Formulários. Os alunos da disciplina foram orientados a compartilhar o questionário com outros quatro profissionais, sendo eles da educação básica, superior ou profissionais liberais. Nesta investigação, a Análise Textual Discursiva serviu de fonte metodológica e analítica para compreendermos “o que é isso que se mostra sobre o entendimento de diferentes profissionais em relação às ações de educação ambiental nas instituições em que trabalham?”. As categorias finais apontam para a EA no contexto institucional, que se apresenta de forma teórica, integrando-se ao currículo escolar e a ações esporádicas, e a EA comunitária, que se destaca pela mobilização e capacitação da comunidade em práticas de sustentabilidade, promovendo uma conscientização coletiva e participação ativa.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Soares dos Santos Filho, C. A., & Welke, M. (2024). Ações de Educação Ambiental: visões profissionais e realidades institucionais. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–9. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/517

Edição

Seção

Trabalhos Completos